Administração Geral

Gabinete da Reitoria

O Gabinete da Reitoria (GR) tem por competência assessorar e assistir ao Reitor, bem como acompanhar suas determinações e decisões; revisar, controlar, emitir e encaminhar documentação e correspondência no âmbito do Gabinete; supervisionar e gerenciar as atividades desenvolvidas no Gabinete; atendimento às demandas oriundas das unidades acadêmicas e administrativas, dos órgãos externos e ao público em geral e executar outras atividades inerentes à alta gestão universitária ou que venham a ser delegadas pelo reitor.

A finalidade do Gabinete da Reitoria é garantir apoio técnico e administrativo às atividades do Reitor e do Vice-Reitor, conforme Art. 57 do Regimento Geral da UNIPAMPA.

 Assessoria de Comunicação Social (ACS)

A Assessoria de Comunicação Social  é um órgão executivo da Reitoria da UNIPAMPA. Suas atividades visam garantir a difusão do conhecimento e a socialização das práticas institucionais, bem como a interação entre disciplinas, áreas de conhecimento, campos do saber e entre os campus e os diferentes órgãos da Instituição.

Auditoria Interna (AUDIN)

A Auditoria Interna é uma atividade independente e autônoma que presta serviços de assessoramento e de auditoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as atividades da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Na UNIPAMPA, a AUDIN auxilia a gestão a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança corporativa, objetivando a boa e regular utilização dos recursos públicos sob a guarda da Universidade. Para tanto, esse órgão mantém uma relação harmônica, equilibrada e transparente com os diversos setores que compõem a Administração e os Conselhos Superiores.

Comissão de Ética

A Comissão de Ética, instituída pelo Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, também institui que em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

A Resolução nº  32, de 28 de julho de 2011 é o documento que disciplina a constituição, funcionamento, competências e responsabilidades da Comissão na UNIPAMPA.

Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos Disciplinares (COPSPAD)

A Universidade Federal do Pampa mantém em sua estrutura a Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares, tendo por competência a apuração de responsabilidade administrativa através de sindicâncias e processos administrativos disciplinares, sempre que houver indícios de ocorrência de ilícito administrativo envolvendo servidores de seu quadro de pessoal, utilizando a Lei nº 8.112/90 como base normativa.

Procuradoria Federal junto à UNIPAMPA

A Procuradoria Federal junto à Universidade Federal do Pampa, representante judicial desta Instituição, desempenha suas funções pautada na Legislação e Princípios norteadores do Direito Público, atuando exclusivamente na esfera consultiva, na busca, de forma incisiva, da aplicação e exercício do Direito e da Justiça Administrativa.

A PF UNIPAMPA mantém em seu quadro de pessoal o dois Procuradores Federais, nomeados e designados pela Advocacia-Geral da União/Procuradoria-Geral Federal, exercendo suas atividades funcionais no âmbito administrativo e consultivo da Universidade, com competência e atribuições estabelecidas pela Lei Complementar nº 73/93.

Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (ADAFI) 

A Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão da UNIPAMPA está estrategicamente vinculada ao Gabinete da Reitoria, como forma promover ações transversais de equidade junto aos órgãos da administração superior, comissões, órgãos complementares e suplementares, pró-reitorias e unidades universitárias sediadas nos municípios de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (DAIINTER)

A Diretoria de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais e Internacionais,  órgão diretamente ligado à Reitoria da Unipampa,  apresenta-se como instrumento de articulação, promoção e administração da cooperação da Universidade com outras instituições de ensino, entes representativos de Estados como Consulados e Embaixadas, organismos internacionais governamentais e não -governamentais.

Coordenadoria de Sistemas de Bibliotecas (SISBI)

O SISBI Unipampa é formado por dez bibliotecas nas cidades onde a instituição se localiza, todas na região da fronteira oeste e campanha. A Coordenação de bibliotecas é o órgão responsável pelo SISBI, ligado ao Gabinete da Reitoria.  Dentre as suas principais atribuições, destaca-se a administração geral das bibliotecas a   criação e padronização de serviços e compra de material bibliográfico. O SISBI Unipampa usa para automação do seu Acervo o SIE, sistema integrado de ensino desenvolvido pela UFSM.

A Resolução nº 31, de 30 de junho de 2011 regulamenta as atividades do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pampa.

Hospital Universitário Veterinário (HUVet)

O Hospital Universitário Veterinário (HUVet UNIPAMPA) iniciou suas atividades em 15 de agosto de 2011 como parte fundamental do curso de Medicina Veterinária, fornecendo serviços especializados à comunidade de Uruguaiana e região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, sempre comprometido com a formação acadêmica de excelência.

Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC)

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação UNIPAMPA – DTIC, é órgão suplementar da Reitoria da Universidade Federal do Pampa,  tem por objetivo criar e manter condições para o funcionamento sistêmico das atividades ligadas à tecnologia da informação e comunicação na Universidade, a fim de dar suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, gestão e serviços à comunidade, de acordo com as diretrizes da Universidade.

A Resolução nº 19, de 25 de novembro de 2010, regulamenta a constituição, competências e as atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Federal do Pampa.

Ouvidoria

A Ouvidoria é um órgão diretamente vinculado ao Gabinete da Reitoria, sem caráter deliberativo, executivo ou judicativo, dotado de competência própria, nos termos da Resolução n° 40, de 24 de novembro de 2011.  Constitui-se finalidade da Ouvidoria da UNIPAMPA a defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos, da comunidade externa e acadêmica, aqui denominados como cidadãos, recebendo suas dúvidas, reclamações, elogios, comentários, sugestões e denúncias.

A Resolução nº 59, de 27 de junho de 2013,  aprova o Regimento Interno da Ouvidoria da Unipampa.