Boletim Informativo nº 20 – 09/2021

 

Login Único GURI (Processo Seletivo)

Atendendo a determinação do governo federal (DECRETO Nº 8.936, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2016), foi implementado o recurso de Login Único no módulo de Processo Seletivo do sistema GURI, na Área do Candidato. O Login Único é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais que garante a identificação de cada cidadão ao acessar os serviços digitais do governo.

 

Essa é a nova proposta do governo federal para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança, a convergência autoritativa e, finalmente, o controle de acesso unificado.

 

O Login Único proporciona um ambiente de autenticação digital integrado do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com o mesmo usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma gov.br. Fornece, ainda, um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

 

A DTIC continua trabalhando para disponibilizar em outras plataformas este recurso, a fim de unificar e simplificar o acesso aos sistemas institucionais.


 

Assinador de documentos iti – gov.br 

 

Outro recurso da autenticação pelo gov.br é o serviço de assinatura de documentos iti. Por meio deste, é possível assinar, baixar e verificar assinatura de documentos de forma simples e online. Sem a necessidade de token ou instalação de nenhum aplicativo. 

 

Para utilizar o serviço, basta entrar em: https://sso.acesso.gov.br/ 

 

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) recomenda a utilização desta solução para assinatura de documentos pessoais e disponibiliza, dentre outras alternativas, um vídeo tutorial com o passo a passo para assinatura de documentos [clique para assistir].


DTIC amplia o serviço de proxy 

 

Visando oferecer uma alternativa ao atual serviço de proxy, a DTIC informa que está disponível, a partir deste mês, uma contingência ao atual servidor. 

Isso permitirá que os usuários não fiquem sem acesso aos periódicos e revistas durante uma eventual indisponibilidade do serviço, bastando alternar a configuração dentre as duas opções. 

 

Os dados necessários para configuração são os seguintes:

 

Endereço → userproxy.unipampa.edu.br Porta → 3128 – (proxy via Alegrete)

ou

Endereço → userproxy-rt.unipampa.edu.br Porta → 3128 (proxy via Reitoria)

 

Maiores informações e manual de configuração [clique aqui].