Informativos

Indisponibilidade de Sistemas – 26 e 27 de abril

Prezada comunidade, a DTIC foi notificada através do comunicado 47754259 da prestadora a de serviços de eletrica, RGE, que será feito um desligamento da energia eletrica para manutenção da rede. 

Em virtude disso estaremos desligando o data center hospedados em Alegrete a partir de sexta-feira dia 26 de abril as 22h, com a reativação prevista a partir das 15h de sabado em 27 de abril, recomendamos planejar suas atividades de acordo com esta programação para minimizar qualquer inconveniente.

 

Início: 26/04/2024 (22h)

Término: 27/04/2024 (15h)

Descritivo:  O desligamento visa proteger equipamentos de danos causados por queda de energia

Serviços indisponíveis: 

  • GURI
  • SIE 
  • Portais
  • Internet no campus Alegrete

 

Instabilidade de Internet e Ampliação de Link em Santana do Livramento

Prezada comunidade acadêmica,

Informamos que o Campus Livramento está enfrentando instabilidades no sinal de internet devido a oscilações na rede provedora de serviço (RNP) e também por falhas no fornecimento de energia elétrica.

Paralelamente a isto, destacamos que está ocorrendo o processo de ampliação da capacidade de internet do campusde 100mb para 1Gb, o que poderá ocasionar novas oscilações; portanto, destacamos que essas dificuldades momentâneas visam a melhorias da qualidade do sinal de internet na unidade.

Agradecemos a paciência e compreensão de todos durante este período de ajustes. A DTIC está atuando para restaurar a normalidade dos serviços o mais breve possível.

 

Indisponibilidade de Sistemas – DTIC

Prezada comunidade acadêmica,

Devido a uma falha significativa no data center, provocada pela instabilidade da rede elétrica resultante dos recentes eventos climáticos ocorridos na quinta-feira (21/03), enfrentamos um período de interrupções em diversos sistemas e serviços internos

Serviços que no momento apresentam interrupções: SIE, GURI, Serviço de VPN, SGI, Resgate de senha.

Compreendemos a importância desses serviços e a DTIC está atuando para restaurar a normalidade o mais breve possível. 

Agradecemos pela compreensão.

Acompanhe as manutenções da DTIC em sua agenda Clicando Aqui

Manutenção Programada – SEI em 05/03/2024

Prezada comunidade, será realizada manutenção programada na terça-Feira dia 05 de março as 00h, com duração prevista de 42 horas, recomendamos planejar suas atividades de acordo com esta programação para minimizar qualquer inconveniente.

Início: 05/03/2024 (00h)
Término: 06/03/2024 (18h)

 

Atenção, conforme orientação do Gabinete da Reitoria:
Prazos externos
que terminam nesse período devem ser antecipados para o dia 4 de março.
Prazos internos
serão automaticamente prorrogados para o dia 7 de março.

Descritivo: Atualização de melhorias no sistema SEI

Serviços indisponíveis: SEI (Sistema Eletrônico de Informações)

Acompanhe as manutenções da DTIC em sua agenda Clicando Aqui

Manutenção Programada – GAUCHA

Será realizada manutenção programada na Quarta-Feira dia 21 de fevereiro , com duração prevista de dez horas

Início: 21/02/2024 (08h)
Término: 21/02/2024 (18h)

Descritivo: Atualização do sistema Gaucha para versão mais recente

  • Melhorias de performance
  • Novas funcionalidades
  • Correções de segurança
  • Interface de usuário aprimorada

Serviços indisponíveisGAUCHA (Gestão Administrativa e Unificada de Chamados)

  • Recomendamos planejar suas atividades de acordo com esta programação para minimizar qualquer inconveniente

Obs: Em decorrência da natureza desta manutenção, o retorno de alguns serviços poderão, eventualmente, ser antecipados ou postergados.

Acompanhe as manutenções da DTIC em sua agenda Clicando Aqui

Sugestões: Criando uma senha forte

Senha, ou password, é um método de autenticação para uma conta, ou seja, é usada no processo de verificação da sua identidade, assegurando que você é realmente quem diz ser e que possui o direito de acessar o recurso em questão. 

Devido à sua simplicidade, é um dos principais mecanismos de autenticação usados na Internet. Uma senha forte é obtida através da combinação de diferentes caracteres, como os descritos na tabela abaixo, porém, não é suficiente usar todas as categorias se a senha contiver uma palavra, como por exemplo, “Good4yu!”. Já “G0od 4 Yu!” seria uma boa solução, pois substituiu letras por números e, ainda, acrescenta espaçamentos(sistema GURI nao suporta espaçamentos!).

Geralmente uma senha forte contém uma série de caracteres que dificulta sua memorização. Existem algumas técnicas que ajudam no processo: 

  1. Crie uma sigla a partir de uma informação fácil de lembrar. Por exemplo, “Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004”. Usando essa frase como guia, você pode usar “Nmfe12/Dez,4” como senha.
  2. Substitua números, símbolos e ortografia incorreta por letras ou palavras em uma frase fácil de lembrar. Por exemplo, “Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004” pode se tornar “NasMe F1lhOeh 12124” (não é errado usar espaços na senha).
  3. Associe a senha a um hobby ou esporte predileto. Por exemplo, “Eu amo jogar basquete” pode ser “4mJo6arB@squ3t3”.
  4. Existem softwares que podem ajudar no processo de armazenamento de senhas, estes aplicativos são uma forma segura e prática de administrar o acesso a serviços que exigem logon.
    1. Gerenciador de senhas do Google
      • Com esta ferramenta é possível realizar a criação de senhas aleatórias e armazená-las em sua conta google para utilização prévia. (Lembramos que é necessário estar logado em uma conta google para utilizar esse recurso.)

Criando sua senha no GURI

Preencha os campos solicitados com seu usuário, senha atual, sua nova senha e repita a mesma. No final será necessário digitar o captcha.

O sistema classifica a senha em tempo real, ao lado do campo “Nova Senha”, conforme mostra a imagem a seguir: As senhas são classificadas em 4 (quatro) tipos:

Atenção, apenas senhas consideradas FORTES e EXCELENTES são aceitas (veja como criar uma senha forte no tópico “Senha Forte”). Após a verificação dos dados preenchidos, clique em “Salvar”. Você receberá um e-mail confirmando a troca da senha.

Observações para Troca de Senha:

  1. Sua nova senha deve conter de 8 (oito) a 20 (vinte) caracteres alfanuméricos (isso inclui todos os caracteres do teclado, exceto o espaço). Não são aceitos sequências (abcd, 1234, etc) ou dados pessoais (nome, CPF, endereço, etc).
  2. Só serão aceitas senhas consideradas FORTES e EXCELENTES. No instante que o usuário digitar a senha, ele poderá verificar se a senha digitada é FRACA, MÉDIA, FORTE ou EXCELENTE no visualizador ao lado do campo “Nova Senha”. A força da senha é calculada a partir da existência de letras em caixa alta e baixa, números e caracteres especiais. (Ex: uma senha “paralelepipedo” é fraca. Uma senha “Paralelepipedo” é média. Uma senha “P@r@lelepipedo” é forte e uma senha “P@r@lelep1p3do” é excelente).
  3. O sistema gera um histórico que armazena as senhas utilizadas nos últimos 24 meses, não sendo possível reutilizá-las nesse período.
  4. Sua primeira senha institucional é gerada automaticamente, e deve ser trocada em 72 horas. Após este prazo, a senha será bloqueada. Para desbloqueio de senhas, use a opção “Resgatar Senha por E-mail” no Painel de Serviços UNIPAMPA.
  5. A validade da senha é de 12 (doze) meses. Você receberá um e-mail solicitando a troca da senha 60, 30 e 10 dias antes do fim deste prazo.
  6. Caso ocorram mais de 3 (três) tentativas falhas de acesso, o sistema bloqueará a troca de senha do usuário por 5 minutos e encaminhará um e-mail para a equipe de Segurança (CSI) analisar o ocorrido.
  7. O sistema não permite o uso dos seguintes caracteres:

Aviso de Manutenção Emergencial – SIPPEE em 19/10/2023

Manutenção Emergencial:

Prezados(as), a DTIC informa que será realizada manutenção emergencial conforme as informações abaixo::

Início: 19/10/2023 (14:00)
Término: 23/10/2023 (17:00)

 

Descritivo: Migração dos serviços da aplicação SIPPEE entre Datacenters..

Serviços que poderão sofrer instabilidades: Apenas SIPPEE.

 

Obs: Em decorrência da natureza desta manutenção, o retorno de alguns serviços poderão, eventualmente, ser antecipados ou postergados.

Adicione e acompanhe a agenda de manutenção da DTIC Clicando Aqui

Manutenção Programada em 20/07/2023 – SISGP

Manutenção Programada:

Prezados(as), a DTIC informa que será realizada manutenção programada no sistema SISGP com duração de 3h, conforme as informações abaixo:

Início: 20/07/2023 (10:00)
Término: 20/07/2023 (12:00)

 

Descritivo: Atualização na infraestrutura utilizada pela aplicação.

Serviços que poderão sofrer instabilidades: Apenas SISGP.

 

Obs: Em decorrência da natureza desta manutenção, o retorno de alguns serviços poderão, eventualmente, ser antecipados ou postergados.

Adicione e acompanhe a agenda de manutenção da DTIC Clicando Aqui

Manutenção Programada em 13/07/2023 – Pergamum

Manutenção Programada:

Prezados(as), a DTIC informa que será realizada manutenção programada, conforme as informações abaixo:

Início: 13/04/2023 (10:00)
Término: 13/04/2023 (12:00)

 

Descritivo: Manutenção do servidor do Pergamum

Serviços que poderão sofrer instabilidades: Pergamum.

 

Obs: Em decorrência da natureza desta manutenção, o retorno de alguns serviços poderão, eventualmente, ser antecipados ou postergados.

Adicione e acompanhe a agenda de manutenção da DTIC Clicando Aqui

Manutenção Programada em 13/04/2023 – Atualização equipamento de firewall

Manutenção Programada:

Prezados(as), a DTIC informa que será realizada manutenção programada, conforme as informações abaixo:

Início: 13/04/2023 (10:00)
Término: 13/04/2023 (12:00)

 

Descritivo: Atualização equipamento de firewall

Serviços que poderão sofrer instabilidades: VPN, SIE, GURI, Internet da DTIC e do Campus Alegrete, e demais serviços hospedados no DataCenter Alegrete.

Permanecerão ativos: E-mail, Google Drive, Meet, Zoom, SEI, Moodle, GAUCHA.

 

Obs: Em decorrência da natureza desta manutenção, o retorno de alguns serviços poderão, eventualmente, ser antecipados ou postergados.

Adicione e acompanhe a agenda de manutenção da DTIC Clicando Aqui