FAQ – Sistema de Votação Eletrônica | Consulta à Comunidade Acadêmica

FAQ – Sistema de Votação Eletrônica

Perguntas Frequentes

Sistema de Votação Online Helios da UNIPAMPA.

1. Posso votar utilizando um dispositivo móvel?

Resposta: Sim. O sistema Helios adapta-se a qualquer dispositivo. Portanto, é possível votar pelo celular, tablet ou computador.

2. Posso votar de qualquer lugar, ou devo estar fisicamente presente em algum local específico?

Resposta: Sim, você pode votar de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. O sistema Helios Voting permite que os eleitores votem remotamente, sem a necessidade de estar fisicamente presente em um local específico.

3. Haverá urnas nas unidades acadêmicas?

Resposta: Não. Entretanto, serão disponibilizadas pelo STIC nas unidades acadêmicas, computador com acesso à internet para aqueles que desejarem registrar seu voto e não possuem um dispositivo com acesso à internet adequado.

4. Preciso baixar algum aplicativo para acessar o sistema Helios?

Resposta: Não.Você pode acessar diretamente colocando o link da cabine de votação (que será enviado para o email institucional) no seu navegador de preferência.

5. O sistema Helios Voting foi desenvolvido pela UNIPAMPA? Que outras instituições utilizam esse sistema?

Resposta: O Sistema Helios Voting é um software aberto criado em 2009 com licença open source apache 2.0, no MIT Cryptography and Information Security Group e tem versão traduzida para o português e com suporte a Lightweight Directory Acess Protocol (LDAP) desenvolvida pelo IFSC e personalizado pelo DTIC para utilização na UNIPAMPA. Algumas instituições que usam o Helios Voting: USP, UNB, IFSC, IFMG, UFMT, UFScar, UNICAMP, UFSC, UFMG, UFGD, IFPA, IFG, IFRO, IFF, Defensoria Pública da União, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), dentre outros.

6. Como funciona o Hélios Voting?

Resposta: É importante esclarecer que o sistema utiliza uma abordagem de criptografia homomórfica para garantir a privacidade e a integridade do banco de dados. De uma forma didática, a criptografia homomórfica é uma técnica inovadora que permite realizar operações matemáticas em dados criptografados, sem a necessidade de descriptografá-los. Isso significa que podemos somar, multiplicar e realizar outras operações nos votos dos eleitores sem revelar o conteúdo de cada voto individualmente. É como se cada voto fosse uma caixa trancada com uma chave, e podemos realizar cálculos com essas caixas sem nunca as abrir. O resultado final é obtido de forma segura e transparente, preservando a privacidade de cada eleitor, além de possuir uma segunda camada de criptografia para cada urna onde essa somente pode ser aberta com chave de apurador para realização da contagem dos votos.

Fonte: https://www.welivesecurity.com/br/2019/09/06/criptografia-homomorfica-um-esquema-de-criptografia-cada-vez-mais-usado/

7. Onde fica hospedado o Sistema Hélios Voting?

Resposta: O sistema fica armazenado na nuvem da AWS, um dos melhores e mais confiáveis serviços de armazenagem em nuvem do mundo e seu acesso é gerenciado pelo DTIC da instituição.

8. Preciso ter e-mail institucional para poder votar na eleição da UNIPAMPA?

Resposta: Sim. Toda a comunicação durante o processo eleitoral se dará exclusivamente através do e-mail institucional (@unipampa.edu.br). Inicialmente o eleitor receberá uma mensagem contendo: link da cabine de votação; Código de Identificação da Eleição; ID de eleitor (login); senha para a eleição; rastreador do voto. Depois de votar, o eleitor receberá um e-mail de confirmação.

9. A senha para acessar a cabine de votação será gerado pelo Hélios Voting?

Resposta: Sim. Ao parametrizar o sistema Helios Voting, será realizado o upload da lista de eleitores de cada urna com as informações de Usuário Institucional, Nome e E-mail. A senha será gerada pelo sistema Helios Voting e enviado aos eleitores. Quanto à segurança das senhas o Helios Voting utiliza protocolos de segurança, como o SSL, para proteger a comunicação entre o navegador do eleitor e o servidor da aplicação (no caso a nuvem – AWS), impedindo qualquer tentativa de interceptação ou alteração dos dados durante o processo de votação. Além disso, temos servidores do DTIC empenhados em realizar auditorias e avaliações regulares para mitigar qualquer risco de segurança e perda de conexão.

10. Quem fará a parametrização do sistema de votação?

Resposta: A parametrização é feita por membro da CPC-G com acesso de administrador habilitado no sistema de votação eletrônico da UNIPAMPA. As urnas serão criptografadas através da chave privada gerada pelo apurador. A parametrização será transmitida pelo YouTube no link: https://www.youtube.com/live/zOxeTTjPxw0?si=gC2OSDYekday3apn.

11. É possível adicionar ou remover votantes, após o início da votação?

Resposta: Não. Uma vez criptografada a urna não poderá ser modificada e somente poderá ser aberta no momento da apuração para contabilização dos votos com a chave de do apurador.

12. Os apuradores da eleição poderão ver em quem votei?

Resposta: Não. A criptografia homomórfica permite apenas contabilizar os votos para cada candidato, não sendo possível relacionar o voto com que o atribuiu.

13. Como é processado o voto do eleitor?

Resposta: O voto do eleitor no Sistema de Votação Helios Voting é extremamente seguro, uma vez que ele é protegido no navegador do eleitor com um sistema de criptografia de ponta a ponta utilizando, adicionalmente, o protocolo de segurança (SSL) para a comunicação dos dados entre o navegador do eleitor e o servidor da aplicação. Definitivamente, o Sistema de Votação Helios Voting não permite que o voto de um eleitor seja revelado de forma individualizada, alterado ou excluído. No processo de contagem de votos de uma eleição, o voto do eleitor nunca é publicado. Os votos criptografados são combinados em uma contagem usando uma criptografia homomórfica. Apenas a contagem final, e nunca uma contagem intermediária, é descriptografada.
Detalhes sobre a política de segurança do Sistema de Votação Helios Voting podem ser vistos em: https://heliosvoting.org/privacy.

14. Como sei que o meu voto foi contabilizado?

Resposta: Após depositar seu voto receberá um e-mail de confirmação. Nessa mensagem constará o seu pseudônimo de eleitor e um link indicando onde seu voto está guardado, clique e em uma nova página estará o link para acessar a página da urna e no rodapé dessa página acesse a opção Informação de auditoria. Acesse e role a página para baixo até chegar na Central de Rastreamento de Cédula e confira com seu pseudônimo.

15. Como sei que sou um(a) eleitor(a) apto(a) para votar nessa eleição?

Resposta: Somente poderão votar pelo sistema Helios os eleitores que estiverem nas listas definitivas de eleitores aptos a votar publicadas e divulgadas pela Comissão Pró Consulta – Geral conforme cronograma de eventos do respectivo edital.

16. Sou um(a) eleitor(a), mas meu nome não consta na lista de eleitores aptos a votar. O que eu faço?

Resposta: Caso seu nome não conste na relação prévia de eleitores aptos publicada, você deve interpor recurso administrativo, enviando e-mail para cpcg@unipampa.edu.br dentro do prazo previsto no cronograma de eventos no edital, informando seu vínculo (professor, técnico ou aluno), seu Curso e sua Unidade Acadêmica.

17. Meu nome não consta na lista de eleitores aptos a votar e não recorri no prazo estabelecido. E agora, poderei votar no dia da eleição?

Resposta: Não. Neste caso o eleitor não poderá votar, pois não serão aceitas inclusões de eleitores após o período de recurso contra a lista de eleitores aptos a votar. Não haverá voto em separado.

18. Sou eleitor(a) e não consigo votar pelo sistema Helios. O que eu faço?

Resposta: Caso tenha encontrado alguma dificuldade para votar usando o Sistema de Votação Online Helios, consulte o tutorial autoexplicativo que ficará disponível no site https://sites.unipampa.edu.br/consulta/. Se mesmo após consultar o tutorial autoexplicativo ainda não conseguir votar, você poderá entrar em contato com algum membro da Comissão Pró Consulta Local (do seu campus) no dia da eleição presencialmente.

19. Chegou o dia da eleição e não recebi o e-mail com o link da votação na minha conta institucional.

Resposta: Confira se realmente está verificando a conta de e-mail institucional (@unipampa.edu.br) ou se o e-mail pode ter sido encaminhado para spam ou lixeira. Se você não recebeu o e-mail, verifique se você é um(a) eleitor(a) apto a votar na listagem oficial de eleitores aptos a votar disponibilizada no site https://sites.unipampa.edu.br/consulta/.

Caso seu nome conste na listagem oficial de eleitores aptos a votar e após verificar corretamente sua caixa de mensagens do seu e-mail institucional você não localizou o e-mail com o link de votação, entre em contato com a Comissão Pró Consulta Geral pelo e-mail cpcg@unipampa.edu.br.

20. Recebi o e-mail com o link da eleição, mas não consigo acessar o sistema.

Resposta: Tente usar outro navegador ou abrir uma janela anônima/privada (pressionando simultaneamente as teclas, no Google Chrome: “Ctrl+Shift+n” e no Mozilla Firefox: “Ctrl+Shift+p”) e colando a URL (endereço na internet) da urna informada por e-mail.

21. Ainda não consegui depositar o meu voto!

Resposta: Caso nenhum dos passos anteriores viabilize a experiência do voto com sucesso entre em contato com a Comissão Eleitoral no dia da eleição pelo e-mail cpcg@unipampa.edu.br.

22. É possível votar mais de uma vez?

Resposta: Sim, mas somente seu último voto valerá. O eleitor(a) poderá votar quantas vezes quiser, dentro do período da eleição, mas o Sistema Helios vai computar apenas o último voto depositado na urna por cada eleitor. Trata-se de uma característica do sistema Helios como mecanismo de anti-coação. Cada voto possui um rastreador de cédula e o rastreador do voto que será computado para cada eleitor(a) e ficará listado na central de rastreamento de cédula de cada urna da eleição. Este rastreador apenas afirma que o voto foi depositado na urna sem a possibilidade de verificar em qual opção o eleitor escolheu.

23. Como é prestado suporte aos eleitores?

Resposta: Os eleitores poderão enviar e-mail para a Comissão Pró Consulta Geral (cpcg@unipampa.edu.br) que irá analisar e tentará resolver o problema com a maior brevidade possível.

24. Como acontece a apuração dos votos?

Resposta: Ao final do período de votação, a Comissão Pró Consulta Geral realizará a apuração dos votos em sessão transmitida ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/live/xNne5-1PabA?si=AvUqrl6TkB_6MSBW) e acompanhada presencialmente pelos fiscais dos candidatos(as). Além disso, um relatório será gerado, bem como das verificações de cédulas da urna digital. Os resultados serão divulgados no site https://sites.unipampa.edu.br/consulta/, logo após o final da apuração.

Se deseja saber mais sobre a tecnologia envolvida sugiro que realize algumas leituras sobre o tema, das quais indicamos algumas a seguir: