A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira (16) e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento (quartéis, bombeiros, policiais); servidores da área prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Bagé recebeu 3 600 doses para a nova etapa.
Conforme o Ministério da Saúde, outras categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao Coronavírus. “Apesar de não ter eficácia contra a Covid-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do Coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde”, destacou a coordenadora municipal de imunizações, Tatiana Miranda.
A coordenadora ressalta que a vacinação continua sendo aplicada nos idosos, através das visitas domiciliares que as equipes continuam realizando. Até o momento, 17 990 idosos receberam a imunização, representando 90% do público-alvo e 1 990 trabalhadores da saúde, grupo que também fez parte da primeira etapa.
Para esta quinta-feira, está prevista a volta do sistema drive-thru, a partir das 8h, no Complexo Esportivo Presidente Médici, para os idosos que não tenham realizado o agendamento na unidade de saúde. Nesse modo, eles são vacinados sem precisar descer do carro. Para essa ação, serão disponibilizadas 500 doses da vacina contra gripe.
De acordo com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, o balanço positivo é resultado do esforço das equipes e também das medidas adotadas para essa campanha, como o sistema drive-thru. “Este ano, antecipamos o início da campanha contra a gripe, mais uma estratégia para proteger os públicos prioritários. Esta vacina, neste momento, auxilia na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, e assim podemos chegar mais rapidamente à conclusão do diagnóstico da Covid-19”, lembrou.
O grupo seguinte, que inicia em 09 de maio, será composto por crianças com idade de seis meses até cinco anos 11 meses e 29 dias; gestantes; as mulheres que deram à luz até 45 dias (puérperas); adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência e, agora, os professores.
Desta vez, os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será em 9 de maio. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).
Vacinas para pneumonia para idosos acamados
Enquanto a procura pela vacina contra a gripe tem se intensificado em Bagé, a Secretaria Estadual de Saúde encaminhou 500 doses da Pneumo 23, que previne a pneumonia, para ser aplicada em idosos acamados. Os familiares podem ligar para as unidades de saúde para realizarem o agendamento dessa vacina. Na próxima semana, outro lote deve ser encaminhado ao município, abrangendo esse grupo prioritário para essa imunização.
A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e os sintomas característicos são tosse, febre e dificuldade de respirar. A bactéria pneumococo pode ser transmitida de pessoa para pessoa por contato direto com secreções respiratórias, como saliva e muco. Lavar as mãos regularmente e desinfetar superfícies potencialmente contaminadas ajudam a prevenir a doença. Mas a vacina é a forma mais eficaz e segura para prevenção dessa enfermidade respiratória.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé
Responsável: Indiara Deamici