Tem início projeto da Secretaria Municipal de Educação e TV Câmara para transmissão de videoaulas em canal aberto

Tiveram início, nesta quarta-feira (22), as gravações das videoaulas que serão transmitidas em canal aberto para os alunos da rede pública municipal. A iniciativa é completamente nova na região e vem ganhando a adesão de Prefeituras no país: produção de videoaulas e transmissão em canal aberto de televisão para todo o município. Hoje foram gravadas 18 videoaulas. Nesta quinta-feira (23), mais 14 aulas serão gravadas, seguindo o cronograma.
A ideia partiu da secretária de Educação de Bagé, Adriana Lara, como forma de garantir com que a educação continue chegando aos mais de 13 mil alunos que totalizam a rede municipal neste período de afastamento social pela pandemia da Covid-19.

Antes da suspensão das aulas nas escolas, os professores forneceram atividades para os estudantes e, diariamente, através de aplicativos de mensagem, avaliam os resultados com alguns grupos. Entretanto, boa parte dos alunos não tem acesso à internet e as atividades não chegam em todos. “Cerca de 97% da população tem televisão em casa e, como o canal é aberto, terá mais abrangência”, relata. Adriana também conta que o desafio está sendo muito bem recebido pelos professores envolvidos, “há um espírito de vontade em inovar e desbravar este mundo das videoaulas entre a equipe”, afirma.

A Secretaria terá duas horas de programação disponibilizadas pela TV, uma hora pela manhã e uma pela tarde. As transmissões estão previstas para iniciarem na primeira segunda-feira do mês de maio. Os horários ainda serão definidos e as atividades divididas entre as modalidades de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação para Jovens e Adultos, com 15 minutos cada videoaula. Os programas estão sendo montados pela equipe pedagógica da Smed e gravados com os professores.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé
Responsável: Indiara Deamici