Itaqui registra maior média móvel de casos covid desde o início da pandemia

O risco de transmissão nunca esteve tão elevado no município quanto nesta semana. Após registrar o maior número de novos casos em um único dia (30 casos em 11/01), Itaqui também atingiu na média móvel o pico de casos ativos, aqueles que estão em tratamento e podem transmitir o vírus, como pode ser visto no gráfico.
A semana com maior quantidade de pessoas diagnosticadas com covid era no mês de julho, com média móvel de 95 casos, mas nesta semana o município atingiu a média móvel de 104 casos ativos.
“O que nos mostra que estamos numa situação de maior risco de ter contato com alguém positivo do que no nosso pico do inverno. Essa situação se deve claramente aos encontros de final de ano entre amigos e familiares e se não houver mudança no comportamento nos próximos dias, podemos manter esses altos números ou ainda piorá-los” disse a coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, Priscila Moreira.
Média móvel é a média dos últimos sete dias o que elimina o risco de erro de análise que pode haver se for considerado o número de um único dia.
Arte: Cristiano Sanchotene – Secretaria da Saúde
Fonte: Prefeitura de Itaqui
Informação enviada por Cláudia Garrido