As áreas de desinfecção montadas na última quarta-feira (1º), em três pontos de entrada no município, se unem às demais medidas que têm sido adotadas pelo Governo Municipal para conter o crescimento do coronavírus em Bagé, como a esterilização de paradas de ônibus, áreas centrais, hospitais, unidades de saúde e também o estabelecimento de toque de recolher das 22h às 6h.
O trabalho vem sendo realizando pela Vigilância em Saúde, com o apoio do Exército Brasileiro, onde todos os veículos que passam pelos locais são abordados e recebem pulverização de uma substância desinfetante nos pneus e os motoristas e acompanhantes são submetidos a um breve questionário de verificação e, caso a resposta seja positiva, medidas de verificação como aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital serão realizadas. Então essas pessoas passarão a ser monitoradas pelo setor de epidemiologia do município.
O Prefeito Divaldo Lara ressalta que as medidas foram adotadas para ter a vigilância sobre a doença na cidade. “Com essa ação conjunta, nós implementamos as áreas de desinfecção em nosso município. Uma atividade necessária para o controle sanitário, que reforça a prevenção ao Covid-19 e dá segurança à população. Temos 17 casos confirmados, mais de 36 suspeitos e coletados e essas ações são extremamente necessárias para assegurar a saúde dos nossos bageenses”, assegura o prefeito
O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, também ressaltou a importância da ação: “Todos os automóveis que ingressam na cidade passam por essa desinfecção e as pessoas recebem orientações. Todas essas medidas adotadas se dão em virtude de hoje Bagé ser considerada uma cidade de contaminação comunitária. Precisamos oferecer proteção aos munícipes e também orientá-los sobre formas de prevenção e contaminação”.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, todas as pessoas que deixam o município são orientadas a permanecer em quarentena no local de destino. “Devemos obedecer o isolamento social para evitarmos a velocidade de propagação do vírus, dando tempo para que os hospitais tenham condições de atender, não havendo nenhum colapso em nosso município. Estamos preparados e fazendo nosso trabalho, por isso pedimos que todos fiquem em casa e nos ajudem”, pontuou.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé
Responsável: Indiara Deamici