Em alusão do Dia Nacional de Enfrentamento ao Assédio Moral, DASST lança cartilha

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Assédio Moral acontece no dia 02 de maio. Por esta razão, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) escolheu esse mês para o lançamento da “Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral – Informe-se e faça a diferença no ambiente de trabalho!“.

Desde 12 de setembro de 2019, por meio da Resolução nº 254, existe a Política de Promoção da Cultura de Paz na Universidade Federal do Pampa. Essa política tem como intuito criar condições para o planejamento, a execução e a avaliação de medidas de conscientização, prevenção e responsabilização, englobando todos os tipos de violência na Unipampa que envolve membros de sua comunidade interna e/ou externa.

Diante disso, a cartilha tem como objetivo orientar os servidores, as servidoras e os funcionários terceirizados da instituição a identificar e combater os casos de assédio moral que possam vir a ocorrer.

O documento foi organizado pela enfermeira da DASST, Francine da Rosa Silva Cabral, e contou com a colaboração da psicóloga da PROGEPE, Camila do Canto Perez, e da assistente em administração, Cindy Rosa Martinez.

A cartilha responde aos seguintes questionamentos de maneira didática e objetiva:

• O que define assédio moral? Existe um conceito?
  • O que é assédio moral no serviço público?
  • Quais são os tipos de assédio moral e suas classificações?
  • Existe um perfil de quem assedia e de quem é assediado?
  • Quais são as situações que caracterizam assédio moral?
  • O que não é considerado assédio moral?
  • Quais são as causas e as consequências do assédio moral?
  • Existem formas de prevenir o assédio moral?
  • O que fazer em caso de assédio moral?
  • O que é considerado assédio moral na Unipampa?
  • Como proceder em casos de assédio moral na Unipampa?

Para acessar a cartilha, clique aqui.

Lembrando que o Dia de Enfrentamento ao Assédio Moral é dia 02 de maio, entretanto, o assédio moral não tem data e hora para acontecer. Informe-se e faça a diferença no ambiente de trabalho!

A DASST reforça a importância de denunciar qualquer ato de assédio moral, bem como buscar orientação profissional, se for necessário. Se você for vítima ou presenciar situações que configurem assédio moral, não se cale, denuncie!