Cuidados de Inverno

No mês de junho, entramos oficialmente na estação de inverno. As temperaturas caem drasticamente, o vento é mais forte, as chuvas são intensas e, em meio a tudo isso, a saúde se torna mais vulnerável.

Temos que estar saudáveis para evitar gripes, resfriados e até doenças respiratórias mais graves que se exacerbam nessa estação. Pensando nisso, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) preparou algumas dicas de cuidados no inverno para você manter sua imunidade boa e garantir que o friozinho seja encarado de forma tranquila.

As doenças mais comuns no inverno são:

  • Gripe e resfriados

Apesar de apresentar sintomas parecidos, são diferentes entre si. O resfriado é mais comum e simples de tratar. Tem curta duração, mas pode se prolongar por duas semanas. Os sintomas mais comuns são coriza, obstrução nasal, cefaleia, tosse, dor de garganta, espirros e febre baixa. A transmissão é por contato direto. Os sintomas são aliviados com uso de analgésicos e antitérmicos. 

Já nos casos de gripe, a pessoa apresenta febre alta de início abrupto, dor no corpo e fadiga. Para combater o vírus da Influenza (gripe mais comum), o Ministério da Saúde oferece anualmente de forma gratuita a vacinação os grupos prioritários, no qual estão incluídos idosos, gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, doentes crônico, profissionais da saúde, professores, entre outros. O importante é estar atento ao calendário e fazer a vacina.

  • Asma

Embora seja comum em crianças, pode acometer adultos. É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar.

  • Amigdalite

É a inflamação das amígdalas causada por vírus ou bactérias. Os sintomas são infecção de garganta, com inchaço e pus nas amígdalas, febre, dores de cabeça e nas articulações, mau hálito, congestionamento nasal e coriza.

  • Bronquite

É a inflamação dos brônquios que impede a chegada do ar aos pulmões. Normalmente é causada por infecções virais.  Os principais sintomas são tosse seca e chiado e posteriormente uma tosse com catarro.

  • Otite (dor de ouvido)

Acomete mais as crianças e, geralmente, é causada por vírus que infectaram a garganta e migraram ao ouvido.

  • Pnemonia

É uma infecção aguda dos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos. Ocorre por falhas na defesa do organismo e pode surgir após gripe ou crise forte de bronquite. 

  • Rinite

É uma doença alérgica causada pela inflamação ou irritação da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e congestão nasal. 

  • Sinusite

É a inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas, cujo sintomas são: dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. 

  • Alergias

São reações causadas por repulsa a pelos de animais, mofo, tipos de tecidos, poeiras, perfumes, alimentos. Os sintomas variam entre espirros, coceiras e tosse.

  • Coronavírus

Descoberto em dezembro de 2019, é um vírus que causa infecções respiratórias. Os sintomas variam de um resfriado simples até uma pneumonia severa (tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar).

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de contato próximo (aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos/superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas e brinquedos). Ainda não existe vacina nem medicação com evidência científica comprovada. A melhor forma de evitar a doença é seguir as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso de máscaras.

O que fazer para evitar as doenças mais comuns do inverno?

O Ministério da Saúde ressalta sintomas de gripe (tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, dor de garganta e febre) se manifestam em média entre dois e três dias de contágio. Febre alta permanente e dificuldade para respirar são sinais de agravamento e requerem cuidados mais específicos. Por isso, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo para avaliação, diagnóstico e tratamento adequado.

Lembre-se: para um inverno quentinho e seguro, siga as dicas de prevenção, evite as doenças respiratórias, mantenha-se saudável e aprecie o melhor da estação!