#NovembroAzul | Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

O mês de novembro é dedicado a saúde do homem. A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar e conscientizar sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, tema ao qual também daremos destaque.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre o homens no Brasil. No mundo é responsável por 75% dos casos em homens acima de 65 anos.

O INCA ressalta que o câncer de próstata apresenta evolução silenciosa. Em alguns casos, é assintomático, mas alguns homens podem apresentar sintomas semelhantes aos do crescimento benigno da próstata como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já em sua fase avançada, o câncer de próstata pode apresentar sintomas como dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

São considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata, de acordo com o INCA:

• idade (incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos);
  • pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos;
  • excesso de gordura corporal (eleva o risco de câncer de próstata avançado);
  • exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

A detecção do câncer de próstata pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou por meio de exames periódicos de rastreamento: toque retal e exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

O diagnóstico é feito por meio da combinação dos exames: PSA que avalia a quantidade do antígeno prostático específico e toque retal, no qual o médico realizará a palpação da próstata e poderá perceber caso haja presença de nódulos ou tecidos endurecidos. O exame é rápido e indolor. A biópsia é único procedimento que confirma o câncer. Para complementar o diagnóstico, podem ser solicitados outros exames de imagem como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea (para verificar se os ossos foram atingidos).

Quando a doença só atinge a próstata e não se espalha para outros órgãos, o  tratamento cirúrgico, radioterapia e até observação vigilante podem ser oferecidos. Nos casos em que a doença está localmente avançada, os tratamentos mais utilizados são radioterapia ou cirurgia combinada com tratamento hormonal. A escolha do tratamento é feita após avaliação individualizada e definida após discussão entre paciente e médico sobre os riscos e benefícios.

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) ressalta a importância de que os homens reservem um tempo para cuidar de sua saúde. Reitera que é fundamental que não tenham receio para realizar os exames de rotina e de rastreamento, pois somente com a detecção precoce é possível definir tratamento adequado para diversas doenças, principalmente nos casos de câncer. Com informação e conscientização é possível vencer o câncer de próstata!

Não se “acanhe”, faça os exames! Na luta contra o câncer de próstata, somente a detecção precoce pode tornar um homem campeão!