8 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Colesterol

🗓 Hoje, dia 8 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

➡ O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções. Ele faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É importante para a formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. Todavia, é necessário ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom” e o LDL, denominado “colesterol ruim”. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares, aumentando a incidência de Acidente Vascular Cerebral, de morte súbita e de doença coronariana. O desenvolvimento de doenças cardiovasculares está relacionado a vários fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas.

⚠ O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares. Destaca-se que a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis. Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile. Os níveis de colesterol no sangue dependem, principalmente, da capacidade do fígado em removê-lo. Para pessoas com o colesterol aumentado, é importante manter os fatores de risco bem controlados. Além dos níveis de LDL, é preciso controlar a glicose, a pressão, parar de fumar e reduzir o peso, quando excessivo.

📌 O colesterol dietético é encontrado somente em alimentos de origem animal. Os particularmente ricos em colesterol são a gema de ovo, vísceras – língua, fígado, coração, etc – e os crustáceos e moluscos – camarão, lagosta, ostra, etc. Está presente também nas carnes em geral, laticínios integrais e manteiga. Porém, o colesterol pode se elevar também com a alta ingestão de gorduras saturadas – presente nos alimentos de origem animal, óleo de dendê e de coco – e trans – gordura vegetal hidrogenada presente em alguns alimentos industrializados como biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote.

Pensando em formas de conscientização e orientação da população, foi criado pelo Ministério da Saúde o Manual da Alimentação Cardioprotetora, no qual os alimentos são classificados por cores, desde a alimentação mais adequada até aquela que deve ser evitada e/ ou reduzida:

🟩 Grupo verde: devem ser a base da alimentação diária, estando presentes em maior proporção em comparação com os demais grupos. Esse grupo conta com alimentos in natura e minimamente processados, ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes – verduras, legumes, frutas, leguminosas, leite e iogurte desnatado -, e não contém nutrientes que prejudicam o coração. São os alimentos mais saudáveis que temos disponíveis.

🟨 Grupo amarelo: devem ser consumidos com moderação, conforme necessidade de energia, pois são alimentos ricos em calorias, minerais, vitaminas, sal e gorduras – pães, cereais, macarrão, tubérculos, farinhas, castanhas, doces de fruta, óleos e mel.

🟦 Grupo azul: devem ser consumidos em pequenas quantidades e em menor proporção em relação aos grupos anteriores, pois contêm maior quantidade de gordura saturada, sal e colesterol, que podem fazer mal para o coração – carnes, queijos, creme de leite, ovos, manteiga, doces caseiros.

🟥 Grupo vermelho: é composto por alimentos ultraprocessados, que possuem como principais características a baixa qualidade nutricional, a alta densidade energética – energia proveniente de carboidratos refinados, gordura saturada e gordura trans – e a elevada quantidade de sal, além de serem feitos com poucas quantidades de alimentos in natura ou minimamente processados. Normalmente, são formulações industriais com muitos aditivos químicos. O grupo vermelho, que não é recomendado para uma alimentação saudável,por isso, o ideal é evitá-lo.

✅ No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reitera a importância da prática de atividade física e também do equilíbrio na alimentação. Além disso, também é fundamental manter a monitorização do estado de saúde por meio de exames e consultas, sempre respeitando as orientações de tratamento, prescrição e acompanhamento médico.

Servidor da Unipampa, pequenos hábitos podem ajudar no controle do colesterol. Fique atento à sua saúde! 😉