9 de março é Dia Mundial do Rim!

🗓 Na segunda quinta-feira de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim! Essa data tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância que o órgão possui na manutenção do equilíbrio em nosso organismo.
 
➡ As principais funções dos rins, conforme Ministério da Saúde, são: limpar todas as impurezas e as toxinas de nosso corpo; regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais do corpo – sódio, potássio e fósforo -; liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue; e ativar a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.
 
📌 A insuficiência renal caracteriza-se pela perda da capacidade dos rins para executar funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
 
⚠️ As principais causas da insuficiência renal aguda são: choque circulatório, infecção generalizada, desidratação, queimaduras extensas, excesso de diuréticos, obstrução renal; insuficiência cardíaca grave e inflamação nos glomérulos – unidades filtrantes do rim.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais, acometendo uma em cada 10 pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população. A DRC pode ser grave, especialmente quando evolui para estágios avançados nos quais são necessários tratamentos como a diálise e o transplante renal. Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos.
 
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ressalta que as causas mais comuns de doença renal são hipertensão e diabetes mellitus. O MS explica que, por ser um dos órgãos responsáveis pelo controle da pressão arterial, quando não funciona adequadamente ocorre alteração nos níveis de pressão e essa mudança causa sobrecarga dos rins. No caso de diabetes, pode ocorrer a danificação dos vasos sanguíneos dos rins, interferindo no funcionamento destes órgãos, que não conseguem filtrar o sangue corretamente.
 
Outras condições menos comuns incluem inflamação ou infecções. Algumas drogas podem causar a doença renal crônica, especialmente analgésicos e anti-inflamatórios, se ingeridos durante longo tempo.
 
📍 A progressão lenta da doença permite que o organismo se adapte à diminuição da função renal. Deste modo, não ocorre manifestação de sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, mas são observados quando há comprometimento grave dos rins. Nesses casos, os sinais e os sintomas são: aumento do volume e alteração na cor da urina; cansaço; dificuldade de concentração; diminuição do apetite; sangue e espuma na urina; incômodo ao urinar; inchaço nos olhos, tornozelos e pés; dor lombar; anemia; fraqueza; enjoos e vômitos; alteração na pressão arterial.
 
🔖 Como formas de prevenção da doença renal o MS ressalta as seguintes medidas: conhecimento sobre o histórico de doenças da sua família, controle dos níveis de pressão, avaliação médica anual, dieta equilibrada com baixa ingestão de açúcar e sal, controle do peso, prática regular de exercício, não fumar, monitoramento dos níveis de colesterol, não uso de medicamentos sem orientação médica e, se fizer uso de bebidas alcoólicas, que seja de forma moderada. Além dessas medidas é primordial o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).
 
✅ No Dia Mundial do Rim, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reitera a importância de manter hábitos saudáveis, realizar exames periódicos e consulta de avaliação, além de estar atento aos sinais e sintomas para que, se for necessário, seja realizada investigação, diagnóstico e tratamento precoce.
 
Não descuide dos seus rins! 😉