24 de março é Dia Mundial da Tuberculose!

🗓 Hoje é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data celebra o dia em que Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria causadora da tuberculose, em 1882, o que abriu caminho para o diagnóstico e a cura da doença. A data visa conscientizar sobre essa doença que tem grande impacto na saúde pública. 🫁

➡ A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que acomete prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

✳ A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. A pessoa com tuberculose ativa expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Após o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente.

📍 Os sinais e os sintomas mais frequentes são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado e rouquidão.

O diagnóstico da tuberculose pode ser realizado por meio dos seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose, cultura para micobactéria e radiografia de tórax.

🔖 A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento é encerrado quando o médico confirmar a cura total do paciente

💉 Uma importante medida de prevenção é a realização da vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) que é obrigatória para menores de um ano e protege as crianças contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. Além disso, outras ações também são essenciais para controle e prevenção da doença: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) ressalta a importância de estar atento aos sinais e sintomas da doença, buscar avaliação profissional quando necessário e cumprir as recomendações médicas. 🩺

Respire aliviado: tuberculose tem cura. 🫁