24 de abril é Dia Mundial de Combate à Meningite!

🗓 Hoje, 24 de abril, é o Dia Mundial de Combate à Meningite, data primordial para ressaltar a importância tanto da prevenção quanto do alerta em caso de sintomas para rápido diagnóstico e tratamento. 🧠

➡ O que é a meningite?

A meningite caracteriza-se como uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

É causada por bactérias ou vírus. Todavia, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

✳ Embora qualquer pessoa possa contrair a meningite, as crianças menores de cinco anos são as mais atingidas.

➡ Como é transmitida a meningite?

Na meningite bacteriana, algumas bactérias se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e por secreções do nariz e da garganta; outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos.

Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer contaminação fecal-oral, por contato próximo com uma pessoa infectada; tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos; trocar fraldas de uma pessoa infectada; beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus. Alguns vírus – arbovírus – são transmitidos pela picada de mosquitos contaminados.

➡ Quais são os sintomas da meningite?

Meningites virais possuem sintomas mais leves, semelhantes aos de gripe e resfriados. Crianças apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite e irritação.

Meningites bacterianas são mais graves e, em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Em bebês, é possível observar sintomas como moleira tensa ou elevada, gemido ao ser tocado, inquietação com choro agudo e rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.

➡ Existe tratamento para a meningite?

Quando a meningite é viral são utilizados medicamentos para combate da febre e dor, úteis para alívio dos sintomas. Já as meningites bacterianas são tratadas com antibióticos aplicados diretamente na veia do paciente e sua administração deve ter início o mais rápido possível para evitar complicações e sequelas. Quando a meningite é causada por fungos ou pelo bacilo da tuberculose, o tratamento é realizado de forma prolongada com antibióticos e quimioterápicos via oral ou diretamente na veia. 🩺

➡ Existe vacina para proteção contra a meningite?

Atualmente estão disponíveis vacinas para a prevenção das principais causas de meningite bacteriana.

💉 Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C;
💉 Vacina pneumocócica 10-valente (Conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;
💉 Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

✅ No Dia Mundial da Meningite, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) enfatiza as seguintes orientações do Ministério da Saúde aos pais e responsáveis: estejam atentos aos sinais e sintomas, principalmente em crianças menores de 5 anos. Procurem imediatamente um médico para um diagnóstico seguro e tratamento eficiente. Se a criança tiver febre alta, não a mandem para a escola. Busquem o serviço de saúde mais próximo para avaliação do motivo da febre e avise a escola se for confirmada a meningite. Após a alta, a criança poderá retornar às atividades de rotina.

⚠ Por fim, a DASST enfatiza a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e realizar as vacinas recomendadas para prevenção e controle das doenças. Vacinas são eficazes e salvam vidas! 🩹💉