#JunhoVermelho | Mês de Incentivo à Doação de Sangue

➡ O mês de junho se veste de vermelho para simbolizar a campanha de incentivo à doação de sangue. A doação de sangue e seu processamento são primordiais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. Destaca-se que o sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental.
 
🔖 O sangue doado disponibiliza componentes sanguíneos necessários para a sobrevivência de quem precisa. Uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas.
 
Os critérios para doação são simples e podem ajudar a salvar vidas. Para doar sangue é necessário:
 
🩸 Estar saudável, sem sintomas gripais e não ter tido contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Após as vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.
 
🩸 A idade para doar é entre 16 e 70 anos incompletos e o peso deve ser igual ou superior a 50 quilos. Adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. Para comprovação da idade é fundamental a apresentação de documento original com foto.
 
🩸 No dia da doação, a pessoa deve estar bem alimentada, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação; é preciso ainda ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
 
🩸 Também é preciso não ter fumado duas horas antes da doação e não ser usuário de drogas.
 
🩸 O doador não pode ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamentos considerados de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.
 
🩸 Gestantes e mulheres que amamentam não podem efetuar a doação de sangue.
 
📌 Enfatiza-se que algumas orientações, podem sofrer alterações, conforme o município e as peculiaridades do serviço. Todavia, majoritariamente, os critérios são semelhantes e aplicados em grande parte dos locais de doação.
 
✅ No mês de incentivo à doação de sangue, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) destaca a importância de ser doador e buscar informação no hemocentro ou hospital mais próximo. Também ressalta que a Lei 8.112/90 garante que o(a) servidor(a) se ausente do trabalho por um dia para doação de sangue.
 
A doação é um ato de amor a quem precisa. Seja doador de sangue! Doe vida! ❤️