14 de novembro é Dia Mundial do Diabetes!

🗓 Novembro se veste de azul para reforçar a importância da prevenção e combate ao diabetes. A data de destaque da campanha anualmente é 14 de novembro, na qual celebra-se o Dia Mundial da Diabetes! 🩸

➡ A diabetes ocorre quando o corpo não produz ou produz pouca quantidade da insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Embora existam vários tipos de diabetes, os mais comuns são os tipos 1 e 2 e o gestacional.

A diabetes Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. Os sintomas mais comuns são: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismos, mudanças de humor, náusea e vômito. A diabetes tipo 1 é tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

⚠ Já a diabetes Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz na quantidade suficiente para controlar a taxa de glicemia. É o tipo mais frequente e atinge cerca de 90% das pessoas com diabetes, geralmente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Os sintomas mais comuns da diabetes tipo 2 são: infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade de cicatrização de feridas, formigamentos nos pés e furúnculos.

Uma dieta saudável, prática de atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações.

A diabetes gestacional se manifesta desde o início da gravidez até o parto. Com o feto, o corpo passa por várias mudanças e é preciso produzir mais insulina, o que não acontece em algumas mulheres. Neste quadro, o bebê tem maior risco de crescimento excessivo, o que causa partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até obesidade e diabetes na vida adulta.

O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia. Altas taxas de açúcar no sangue, por tempo prolongado, podem causar sérios danos à saúde: cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.

O diagnóstico de todos os tipos de diabetes é realizado por meio de exame de sangue em laboratório. O controle pode ser feito por meio de um monitor de glicemia ou com o uso de bombas de insulina e pode ser realizado em diversos serviços de saúde. A glicemia normal em jejum é abaixo de 100 mg/dL e duas horas após uma refeição, a glicemia não deverá ultrapassar 140 mg/dL. Para controlar, podem ser utilizadas medicações orais e/ou insulina.

✅ Alertamos para a importância da atenção aos sintomas e busca por avaliação profissional, se necessário. Quanto mais rapidamente diagnosticada, o tratamento indicado terá mais êxito. Mantenha os índices de glicemia sob controle. Embora silenciosa, a diabetes tem tratamento!