5 de maio é Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos!

5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data que visa alertar a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação e tem por objetivo enfatizar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. 

A automedicação causa danos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode ocasionar reações como dependência, intoxicação e até mesmo óbito.  Nesse sentido, a data reforça ainda a importância da utilização correta de medicamentos, bem como o descarte adequado.

 A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) enfatiza as seguintes dicas do Ministério da Saúde em relação a medicamentos: 

  • Segurança no uso: ao se sentir mal ou suspeitar de Reações Adversas de Medicamentos, consulte um médico, farmacêutico ou outros profissionais capacitados na equipe de saúde mais próxima.
  • Evitar a automedicação: fazer uso de medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso.
  • Utilização correta: utilize os medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada. 
  • Descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos. 
  • Esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde para lhe auxiliar a fazer uso de maneira adequada.

Siga as orientações acima do Ministério da Saúde e demais órgãos oficiais. Não se automedique. Se apresentar sintomas ou alterações que possam indicar alguma patologia, busque avaliação e orientação de profissionais qualificados para definir o melhor tratamento para você, indicando cuidados, ações e medicamentos específicos com base na peculiaridade de seu caso. 

Mesmo diante da pandemia, não podemos descuidar da saúde nem se automedicar e correr o risco de prejudicar sua saúde. Não esqueça que também é fundamental fazer exames e consultar periodicamente para verificar seu estado de saúde e, se for o caso, identificar e tratar precocemente algumas doenças. Lembre-se de seguir os protocolos de prevenção ao coronavírus: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.

Quando se trata da sua saúde, nada é banal!

O medicamento certo é aquele prescrito por um profissional.