DASST emite ofício com orientações de prevenção à dengue para Reitoria e Unidades acadêmicas

O cenário da dengue, infelizmente, tem se agravado em nosso país. Alguns municípios já decretaram estado de emergência em saúde pública e estão alertando diariamente a população sobre a importância da prevenção para eliminar os criadouros e, consequentemente, reduzir a disseminação da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti

Na sexta, dia 1º de março, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) emitiu o Ofício Circular nº 1/2024/DASST/UNIPAMPA com orientações à Reitoria e às Unidades acadêmicas reforçando a importância do combate a dengue, sobretudo, após a vigência do home office emergencial em 08 de março com retorno dos servidores aos setores e também do início do calendário acadêmico com a retomada dos discentes às atividades. 

Na data de hoje, 06 de março, o Rio Grande do Sul computa mais de 13 mil casos confirmados e 14 óbitos, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS). Deste modo, novamente salientamos a importância da conscientização e mobilização de todos, seja no ambiente domiciliar, laboral ou estudantil na prevenção da doença. 

Ainda não está disponibilizada em nosso Estado a vacina contra a dengue. Portanto, as medidas preventivas já conhecidas seguem recomendadas: reserve semanalmente um tempo para revisar e adequar os vasos de plantas, pneus, garrafas, recipientes de pets, caixas d’águas, piscinas… Se houver qualquer resquício de água parada, elimine! Use repelentes, principalmente em zonas que possuem muita concentração de mosquitos! 

Caso você observe uma situação que coloque sua saúde e a dos demais em riscos, avise as autoridades responsáveis e acione a Vigilância Sanitária em Saúde para fiscalização e orientações mais específicas, conforme peculiaridade de cada caso.

Ao apresentar sintomas como dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, febre alta, cansaço e quaisquer outras alterações, busque avaliação profissional no serviço de saúde mais acessível. A DASST destaca ainda que gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades apresentam maior risco de quadros graves da doença, por isso devem estar atentos aos sintomas e, se for o caso, buscar avaliação o mais breve possível. 

Também enfatizamos que é essencial não se automedicar! Algumas medicações podem agravar o quadro da dengue, sobretudo sangramentos e hemorragias. Siga as recomendações do profissional de saúde, faça repouso, se hidrate e, se for necessário, se afaste das atividades de rotina, além de ser um direito previsto em lei também fundamental para recuperação de sua saúde. 

Compartilhe você também os materiais de prevenção divulgados pela DASST.

Não esqueça: combater a dengue é um dever de todos!