O Estado de Emergência Mundial da COVID-19 chegou ao fim, mas a prevenção deve continuar o ano inteiro.

📣 No início de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à COVID-19. Todavia, isso não significa que o coronavírus deixou de ser uma ameaça à saúde. Deste modo, seguem sendo extremamente importantes cuidados como higienização das mãos, não compartilhamento de objetos, uso de máscara em caso de sintomas gripais e preferência por locais ventilados.
 
📌 Além disso, é primordial buscar avaliação se apresentar sintomas como febre, tosse, alteração de olfato e paladar, cansaço, dor de cabeça, dor no corpo ou quaisquer outros que possam indicar alterações, sobretudo respiratórias. Pode ser uma gripe simples, mas também pode ser COVID-19. Nesse caso, diagnóstico precoce e tratamento adequado evitam agravamento do quadro.
 
Aqui vale destacar a medida preventiva que favoreceu o fim da emergência sanitária relacionada a COVID-19: a vacinação! Vacinar-se é uma ato de proteção a si e ao próximo! Se você possui doses em atraso, procure a unidade de saúde mais próxima e regularize seu esquema vacinal! 💉🩹
 
✳ Lembramos que a vacina bivalente está disponível na rede pública de saúde para toda a população adulta maior de 18 anos e os grupos prioritários a partir dos 12 anos. Quem já completou duas doses de vacinas monovalentes – Coronavac, Pfizer, Janssen ou Astrazeneca -, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação, pode tomar a dose de reforço bivalente. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também deve procurar as unidades de saúde.
 
✅ Desde o início da pandemia, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reforça as medidas de prevenção, a importância da vacina e a continuidade dos cuidados para zelar por sua saúde e pela saúde do próximo. Sabemos que o coronavírus permanecerá em nossa sociedade, mas reiteramos que a ação de cada um reflete no coletivo. O fim da emergência sanitária não significa descuido, pois o vírus segue circulando no mundo, por isso a pandemia ainda não acabou! Sigamos atentos e zelosos para manter o coronavírus cada vez mais distante! 😉

Todos juntos contra a dengue!

📌 A dengue segue preocupando em nosso país. No Rio Grande do Sul, acompanhamos óbitos e elevação dos casos. Exatamente pelos dados não apontarem melhoria no cenário, todos devem manter os cuidados para eliminar criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti. 🚫🦟
 
✳ Mesmo com frio e chuva, o mosquito segue ativo e deve ser combatido diariamente por meio de ações como: retirada de água acumulada de vasos de plantas e pneus, manter garrafas com gargalo para baixo, tampar caixa d’águas e cobrir piscinas, manter lixeiras bem tampadas e trocar água dos pets com frequência.
 
⚠️ Fique atento aos sintomas da dengue e busque avaliação profissional se apresentar algum deles: febre alta – 39°C a 40°C – durante 2 a 7 dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Uma vez confirmado o diagnóstico de dengue, cumpra o tratamento recomendado – repouso, repelentes, mosquiteiros e medicamentos, se for necessário.
 
✅ No ambiente de trabalho, elimine quaisquer objetos que possam acumular água. Se perceber muitos mosquitos circulando, além de utilizar repelente, avise as autoridades competentes para que a Vigilância Sanitária possa fiscalizar, avaliar e orientar a unidade quanto aos cuidados e eliminação dos criadouros.
 
Um mosquito parece inofensivo, mas pode levar ao óbito quando um quadro de dengue se agrava. Essa luta é de todos nós. Ajude a combater. 🚫🦟

Saúde e Segurança no Teletrabalho: cuidados que você precisa ter!

Hoje, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) dá sequência à sua campanha “Saúde e Segurança no Teletrabalho: cuidados que você precisa ter!”.

Estão anexados a este e-mail os cards 19 e 20 que mostram a importância de se ter hábitos saudáveis de vida, como fazer atividades ao ar livre e dormir bem. Você também pode acessar as imagens com as orientações clicando abaixo:

Lembramos que a campanha entra em seu último mês e tem como objetivo fornecer informação e conhecimento aos servidores da Unipampa, a fim de que o teletrabalho seja desempenhado com saúde, segurança, bem-estar e qualidade de vida.

Se você não acompanhou os cards anteriores, não perca tempo e acesse o site da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) clicando aqui. Não fique de fora das dicas!

Fique atento às orientações, compartilhe as dicas com seus colegas de trabalho e o mais importante: coloque-as em prática para ter saúde e segurança no teletrabalho.