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Atualizações no sistema GAUCHA

A Divisão de Infraestrutura e Redes (DIR) da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) realizou nesta semana novas atualizações no sistema GAUCHA, que somada com as atualizações de Fevereiro/2024, tem como destaque:

  • Atualização: As atualizações corrigiram questões de segurança bem como implantaram novos recursos.

 

  • Nova Interface: A partir da atualização de Fevereiro/2024, houve uma série de mudanças visuais permitindo facilitar o desenvolvimento de novas interfaces e, acima de tudo, proporcioa um modo de exibição “responsivo”, além de mais fácil de manter. O setor responsável saliente que será realizado um estudo para testar e aplicar uma nova estrutura de perfis no sistema, possibilitando mitigar problemas reportados por seus usuários.

 

 

  • Plataformas Móveis: Uma das principais mudanças visualizada após atualizações, é no seu uso em plataformas portáteis, como smartphones e tablets, cuja novas versões apresentam uma melhor experiência.

 

  • Encontrar um menu: A opção permite uma busca rápida em um menu. Pode ser encontrada no topo do menu, ou através do seu atalho de teclado ().

 

  • Painel de Pesquisas Salvas: O painel de buscas salvas agora está integrado ao design do sistema. Pode ser flutuante, como antes, ou fixado nas páginas, para ser mantido permanentemente (mesmo durante a navegação). A fixação é feita página por página. Note que agora está organizado para apresentar na primeira aba, as pesquisas salvas correspondentes ao tipo de objeto em questão: a lista de chamado exibirá em ordem de prioridade as pesquisas salvas referentes aos chamados. A segunda aba lista todas as outras pesquisas relativas aos outros tipos de objetos. Como o painel agora é contextual ao tipo de objeto apresentado, o acesso é feito através de um ícone denominado e presente próximo à localização atual.

 

  • Mecanismo de Busca Invisível: Agora é possível desativar a exibição do mecanismo de busca através da opção destacada:

 

  • Carregamento Dinâmico de Resultados de Pesquisa: A exibição do mecanismo de busca agora é iniciada no modo “Ajax”. Um ícone de carregamento é exibido ao iniciar uma pesquisa, alterar páginas ou classificar. Assim que os novos resultados estiverem disponíveis, apenas o conteúdo será substituído e não a página inteira.

 

  • Classificação Múltipla de Resultados: Através da tecla “Ctrl” você pode adicionar diversas classificações nas colunas dos resultados da sua pesquisa. Exemplo: Classificar por “Nome” e por “Data de modificação”.

 

  • Objetos Redesenhados: Dentro do chamado, a ordem das mensagens na “linha do tempo” agora é mais natural. Do mais antigo ao mais recente, começando de cima para baixo, seguimos uma ordem de leitura habitual. O acompanhamento de uma resposta também é colocado no local esperado, abaixo da última resposta. Um painel lateral contém as informações adicionais dos chamados (datas, matriz de prioridades, atores, etc.). Este painel pode ser ampliado ou recolhido. Os documentos adicionados à linha do tempo agora são exibidos abaixo do objeto pai (acompanhamento, tarefa), de forma contextual para facilitar a leitura. Cada um dos tipos de atores (requerentes, observadores e atribuídos) agora são exibidos em um único campo. Anteriormente, eram necessários vários cliques para selecionar um grupo ou usuário e depois escolher o ator final. Agora é um único menu suspenso que unifica todos os objetos possíveis (diferenciando-os com um ícone) e com fornecimento do preenchimento automático. Lembramos, caso tenha o desejo de utilizar a linha de tempo invertida (padrão antigo), siga as instruções da FAQ Como personalizar o sistema (layout e a ordem da linha do tempo)?

 

  • [Plug-ins >>> Painel]: O plugin Painel continua disponível para suprir as atuais necessidades em relatórios/gráficos do sistema.

Caso tenha necessidade de suporte com o sistema, saiba Como solicitar ajuda no sistema GAUCHA?

Atualizações no Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE).

A Divisão de Sistemas de Informação (DSI) da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) realizou atualizações no Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE), lançado em 17 de dezembro de 2010. O sistema permite a criação, gestão e validação de certificados eletrônicos para eventos, cursos e outras atividades acadêmicas que requeiram ou ofereçam certificação aos seus participantes.

Nesta atualização, foram realizadas as seguintes modificações:

  • Melhoria da infraestrutura de software, com a modernização da sua estrutura de código, sistema operacional e banco de dados;
  • Melhoria nas interfaces (leiaute e tema), apresentando uma aparência mais moderna;
  • Inserção de QR Code para validação do certificado, permitido acesso mas fácil à pagina de validação;
  • Mudança na codificação utilizada nos arquivos de importação dos certificados. Deve-se utilizar agora a codificação UTF-8 ao gerar os arquivos CSV de importação (geralmente é a codificação nativa dos sistemas mais modernos).
  • Atualização no método de criptografia dos certificados;

Além disso, visando garantir uma alta disponibilidade do sistema, a nova versão está na infraestrutura de nuvem da Amazon Web Service (AWS). Desta forma o sistema não será afetado caso ocorra algum problema com a infraestrutura ou rede da Unipampa;

Atenção: Em virtude da atualização, há possibilidades de que alguns modelos de certificado precisem de pequenos ajustes no layout a fim de ajustar a apresentação das informações. Essas alterações podem ser realizadas pelos organizadores dos eventos na edição dos modelos de certificado (menu Certificados -> Modelos -> Editar).

Informamos ainda que durante o processo houve verificação dos modelos de certificados com maior número de emissões, visto que existem quase 7.000 modelos cadastrados, não sendo possível validar todos os modelos existentes em tempo hábil. Assim, alguns modelos já foram ajustados.