Material Didático para EaD

Os materiais didáticos são instrumentos pedagógicos, físicos ou digitais, utilizados como recurso para auxiliar o discente  no processo de ensino e de aprendizagem. Materiais didáticos podem ser definidos como tecnologias que dão suporte ao ensino aprendizagem, um conjunto de conteúdos organizados com cuidados pedagógicos em determinado suporte tecnológico (MILL, D.; SILVA, A. R. da; GONÇALVES, M. R. 2018, p. 412). 

Os materiais didáticos utilizados nos cursos EaD da Unipampa devem:

  • ser disponibilizados em formato digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Institucional (Moodle), considerando o princípio da economicidade e o dinamismo do conhecimento;
  • respeitar orientações quanto a acessibilidade, considerando as diferenças e contextos dos estudantes;
  • incluir a identificação de autoria e respeitar os direitos de propriedade intelectual, não sendo permitido o uso de material intelectual de terceiros sem o direito de uso expresso.

O Projeto Pedagógico de Curso nas modalidades de Educação a Distância e Presenciais com carga horária a distância, deve conter o detalhamento do processo de elaboração, produção e distribuição do material didático; incluindo os aspectos pedagógicos, equipe de suporte ao desenvolvimento e logística de distribuição.

Os materiais que são produzidos ou revistos no âmbito do sistema UAB devem ser Recursos Educacionais Abertos, ou seja, devem estar sob domínio público ou estar licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Recomenda-se a utilização prioritária de Recursos Educacionais Abertos para os cursos de oferta institucional na modalidade EaD ou presencial com carga horária a distância.

No Moodle, os materiais didáticos referem-se aos recursos que são utilizados para a disponibilização de conteúdo dentro do ambiente virtual, sejam textos, imagens, hiperlinks, apresentações em slides, materiais audiovisuais, dentre outros. Os materiais didáticos podem ser documentos arquivados no servidor do Moodle, conteúdos em sites externos, ou criados no próprio Moodle, com o uso dos recursos e ferramentas disponibilizados pelo ambiente. 

Na Unipampa, o Moodle está integrado com o sistema acadêmico através do módulo Portal do Professor, no sistema GURI (Gestão Unificada de Recursos Institucionais). Desse modo é possível  exportar o componente curricular por ano/período para o Moodle e criar automaticamente o ambiente com a turma já incluindo os discentes matriculados. Quando  o docente realiza esta integração GURI/Moodle é realizada a importação de Modelo de Componente Curricular com orientações para a configuração do ambiente pelo docente.

O Manual Produção de materiais didáticos para a EaD: Algumas orientações (link externo) contém informações e orientações ao professor sobre a produção do material para o Moodle, sobre planejamento,  estrutura e linguagem, bem como o roteiro da aula virtual no Moodle e um modelo de guia didático.

A  INSTRUÇÃO NORMATIVA UNIPAMPA Nº 3, 17 DE MARÇO DE 2023 e TERMO DE APOSTILAMENTO N° 01 DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2023 normatizam a produção, a distribuição e a atualização de materiais didáticos  para cursos de graduação da modalidade EaD e cursos de graduação presenciais com carga horária a distância.

Diagrama do material didático

 

Plano de Contingências – Ambiente virtual de Aprendizagem e Materiais Didáticos para EaD,  apresenta informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Materiais Didáticos para EaD e descreve possíveis ocorrências com as indicações de orientações e procedimentos para solução. Tem-se como objetivo, deste modo, a continuidade da oferta dos serviços, sistemas e ferramentas à comunidade acadêmica da universidade.

Referência: Mill, D.; Silva , A. R. da; Gonçalves, M. R. Materiais Didáticos para a Educação a Distância. in MILL, Daniel (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Papirus: campinas, SP: 2018 (p.412)

 

Links

Tutorial Identidade visual para Componentes Curriculares EaD no Ambiente Virtual MOODLE

O componente curricular no MOODLE: estrutura e organização.

Netiquetas – Conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável.

Plano de Contingências – Ambiente virtual de Aprendizagem e Materiais Didáticos para EaD.

INSTRUÇÃO NORMATIVA UNIPAMPA Nº 3, 17 DE MARÇO DE 2023. E TERMO DE APOSTILAMENTO N° 01 DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2023.  Normatiza a produção, a distribuição e a atualização de materiais didáticos  para cursos de graduação da modalidade EaD e cursos de graduação presenciais com carga horária a distância.

 

TEMPLATE

Sugestão de  Template a ser utilizado pelos professores responsáveis pelos componentes curriculares dos cursos EaD,  podendo ser utilizado também para a organização de materiais abertos para  portais de objetos de aprendizagem.

 

PERSONAGEM JUCA BYTE E SUA TURMA

O personagem Juca Byte e sua turma, foram criados com o objetivo de dinamizar as aulas, seja no ambiente virtual MOODLE, bem como em materiais produzidos para os cursos EaD da UNIPAMPA.


Conheça a turma do Juca Byte, clicando aqui.

 

ORIENTAÇÕES  PORTAL eduCAPES

Com o intuito de traçar orientações para o envio de materiais abertos para o portal aberto eduCAPES, apresentando sugestões para a sistematização deste processo na UNIPAMPA, a DEaD organizou o MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE MATERIAIS ABERTOS PARA O PORTAL eduCAPES.

O Template é um modelo de documento sem conteúdo, apenas a apresentação visual, com algumas instruções/sugestões sobre a organização do conteúdo e formatação do documento. O Template disponível apresenta um modelo de guia didático,  que poderá ser utilizado para a organização do material a ser enviado para Portal do eduCAPES. Ele poderá ser adaptado para a organização do livro texto, sequência didática, bem como outros materiais em formato de texto.

Você sabe o que significa REA? Saiba a importância do REA para a UAB. Conheça o tema através do Folder UAB-REA, clicando aqui.

 

IDENTIDADE VISUAL EaD

Manual de Identidade Visual EaD

Aplicações da Marca EaD

Aplicação da Marca no Ambiente Moodle