Antenas | Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas – LEMA

Antenas

Algumas antenas desenvolvidas e construídas pelo LEMA:
 

Antena multicamada para aplicações em GPS nas bandas L1 (1563,42 – 1587,42 MHz) e L5 (1164,45 – 1188,45 MHz). Antena circularmente polarizada com RA inferior que 3 dB. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
 
 

Redes de antenas embarcadas em nanossatélite padrão CubeSat. Projeto financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Frequência de uplink de 401 MHz e de downlink de 2,26 GHz. Antenas circularmente polarizadas. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dissertações de mestrado.
 

Antena em fenda anelar dupla faixa (824 – 960 MHz e 1710 – 2165 MHz) para aplicações em sistemas de comunicações móveis. Linearmente polarizada. HPBW de 60°. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dissertação de mestrado.
 
 

Antena dielétrica ressoadora cilíndrica com duas polarizações lineares ortogonais para operação em Banda S. Projeto de pesquisa e desenvolvimento. Dissertação de mestrado.
 
 
 
 

Rede planar de antenas 3×3 para aplicações em sistema de coleta de dados ambientais. Frequência de operação em 2,26 GHz. Antena circularmente polarizada. Projeto de pesquisa e desenvolvimento. Dissertação de mestrado.
 
 

Rede linear composta por 4 elementos com aplicação na frequência aberta de 2,4 GHz. Diagrama de irradiação conformado e chaveado. Projeto de pesquisa e desenvolvimento. Dissertação de mestrado.
 
 
 

Antena Yagi-Uda impressa banda larga para WLAN (2,4 GHz) e WiMAX (5,8 GHz). Linearmente polarizada. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 
 

Antena em microfita multicamada com polarização circular. Alimentação por acoplamento eletromagnético. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 
 

Rede linear composta por 7 elementos e com diagrama de irradiação conformado em cossecante ao quadrado. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dissertação de mestrado.
 
 
 

Antena em microfita multicamada com polarização circular. Alimentação por prova coaxial. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 
 

Antena retro-diretiva dupla faixa (5,8 GHz e 7,1 GHz) circularmente polarizada. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
 

Antena em fenda para operação em 401 MHz. Projeto para ser inserido em nanossatélite visando aplicação no sistema de coleta de dados ambientais. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação.