Notícias e avisos | Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas – LEMA

Notícias e avisos

Participação no SBrT 2023 – XLI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES E PROCESSAMENTO DE SINAIS

No período de 08 a 11 de outubro de 2023, os professores Marcos V. T. Heckler e Edson R. Schlosser do curso de Engenharia de Telecomunicações, juntamente com as alunas Eduarda G. Peres e Suyane P. Campos, e o aluno Raul P. de Oliveira, graduandos em Engenharia de Telecomunicações, estiveram participando do SBrT 2023. O evento foi realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, localizado em São José dos Campos, SP.
Os representantes apresentaram trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Eletromagnetismo, Microondas e Antenas (LEMA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete.

Visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

No dia 10 de outubro de 2023, os professores Marcos V. T. Heckler e Edson R. Schlosser do curso de Engenharia de Telecomunicações, juntamente com as alunas Eduarda G. Peres e Suyane P. Campos, e o aluno Raul P. de Oliveira, graduandos em Engenharia de Telecomunicações, estiveram conhecendo as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, localizado em São José dos Campos, SP.
Durante a visitação, foi possível aprender sobre os projetos nacionais voltados para o desenvolvimento de satélites.

Egresso atuando em projeto de satélite nacional

Liebert Lemes da Silva, egresso do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa e do Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas – LEMA, atuará no desenvolvimento do primeiro satélite projetado pela indústria nacional, denominado VCUB. O satélite estará equipado com uma câmera de alta resolução espacial capaz de coletar imagens com qualidades radiométrica e geométrica superiores às encontradas no mercado, fatores fundamentais para as aplicações agrícolas e de proteção do meio ambiente. O VCUB contará também com um sistema de coleta de dados na banda UHF baseado na tecnologia de rádio definido por software. De arquitetura extremamente flexível, o sistema estará voltado inicialmente para aplicações de coleta de dados hidro-meteorológicos, mas poderá ser atualizado, mesmo após o lançamento, para incluir outras aplicações de Internet das Coisas (em inglês: Internet of Things – IoT). O satélite será posicionado em órbita baixa (LEO) e a previsão de lançamento é no primeiro semestre de 2023. Veja abaixo uma foto do satélite proposto.

Professor Marcos V. T. Heckler contemplado em Edital da FAPERGS

O professor Marcos V. T. Heckler do LEMA foi contemplado recentemente no Edital 07/2021 Programa Pesquisador Gaúcho (PqG) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) com o projeto intitulado Antenas Impressas para Monitoramento Ambiental com Veículos Aéreos Não-Tripulados. Assim, o LEMA contará com um recurso de R$ 29.500,00 para a compra de equipamentos.

Professor Edson R. Schlosser contemplado em Edital da FAPERGS

O professor Edson R. Schlosser do LEMA foi contemplado recentemente no Edital 10/2020 Auxílio Recém-Doutor (ARD) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) com o projeto intitulado Projeto de Antenas Adaptativas Embarcadas em Veículos Aéreos Não-Tripulados. Assim, o LEMA contará com um recurso de R$ 20.358,00 para a compra de equipamentos e de insumos.

Participação no 18º SBMO – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICRO-ONDAS E OPTOELETRÔNICA

No período de 12 a 15 de agosto de 2018, professores do curso de Engenharia de Telecomunicações, juntamente com os alunos Juner M. Vieira, Eduardo Yoshimoto (egressos do curso de Engenharia de Telecomunicações e atualmente alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) e Rodrigo Facco (graduando em Engenharia de Telecomunicações), estiveram participando do MOMAG 2018. O evento foi realizado no Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucai – MG.
O acadêmico Eduardo Yoshimoto foi premiado (menção honrosa) com o trabalho: “Otimização de Redes Planares de Antenas Utilizando o Método de Colônia de Vaga-lumes
Projeto desenvolvido no Laboratório de Eletromagnetismo, Microondas e Antenas (LEMA) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete.