Circuitos de RF | Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Antenas – LEMA

Circuitos de RF

Alguns circuitos de radiofrequência (RF) desenvolvidos e construídos pelo LEMA:
 
 

Aplicação de cavidade ressonante cilíndrica para determinação das propriedades de material desenvolvido a partir do bioma pampa visando aplicação como substrato para projetos em 5G. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dissertação de mestrado no PPEng.
 

Circuito de RF aplicado em uma rede planar de antenas 3×3 para aplicações em sistema de coleta de dados ambientais. Frequência de operação em 2,26 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento. Dissertação de mestrado.
 
 

Alimentador em microfita composto por divisores de potência de junção T e integrado com circuitos atenuadores e defasadores. Frequência de operação em 2,26 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento. Dissertação de mestrado.
 
 

Canais completos para sistema de comunicação retro-diretivo com operação em dupla faixa. Frequência de operação em 5,8 GHz e 7,1 GHz. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e Inovação. Dissertações de mestrado.
 
 

Alimentadores em microfita para antena GPS dupla faixa com polarização circular. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e Inovação.
 
 
 
 

Alimentador com componentes SMD para rede de antenas com polarização circular e elementos rotacionados. Frequência de operação em 401 MHz. Projeto de pesquisa, desenvolvimento e Inovação.
 
 
 

Circuito defasador para aplicação em redes de antenas com diagrama de irradiação chaveado. Frequência de operação em 2,4 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Híbrida de 90° em tecnologia de microfita para aplicação em antenas circularmente polarizadas. Frequência de 5,8 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Projetos de híbridas de 90° e 180° baseadas em elementos discretos (componentes SMD). Frequência de 401 MHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Circuito defasador em tecnologia CPW aterrado composto de componentes SMD em configuração T. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Divisor de potência de junção T para aplicação em Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT). Frequência de operação em 5,8 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Híbrida de 90° em tecnologia stripline para aplicação em antenas circularmente polarizadas. Frequência de operação em 2,4 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Projeto de transição entre microfita e Guia de Onda Integrado ao Substrato. Frequência de 10 GHz. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.
 
 
 

Projeto de um bloco aplicado à um canal de um sistema de comunicação retro-diretivo. Projeto desenvolvido em conjunto com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
 
 

Projeto de um bloco aplicado à um canal de um sistema de comunicação retro-diretivo. Projeto desenvolvido em conjunto com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação.