O PROJETO:
O projeto da evidência à um tema necessário e pouco explorado, afirmando que pessoas com deficiências visuais também podem usufruir de peças teatrais e inúmeros outros entretenimentos, o que falta é a busca de adaptações para favorecer essas experiências inclusivas.
OBJETIVOS:
Destacam-se entre os objetivos a sensibilização dos futuros profissionais formados pelo campus para as temáticas da inclusão, da acessibilidade e das inúmeras potencialidades das pessoas com deficiência; a integração dos estudantes do campus pela arte; a ampliação da oferta de atividades culturais para o público com deficiência visual.
METODOLOGIA:
No roteiro sensorial, o público interagiu com a história através dos seguintes recursos: história falada e com áudio-descrição; mobilização de sentidos não visuais, como a audição (sons de pássaros, cachorro, ronco, pum, máquina de costura, peças executadas em piano, voz, violão e acordeom, risada da bruxa, d entre outros); tato (toque nos elementos da história – perucas, tecido de chita, pedras preciosas, dentre outros); paladar (os participantes receberam sorvete); olfato (cheiro de bolo de chocolate).
RESULTADOS:
A implementação da atividade foi realizada durante a atividade de extensão Dia da Criança para Todos, com duração total de 30 minutos e público de 40 pessoas. Na ocasião tiveram presentes pessoas cegas, que, após a apresentação do teatro auxiliaram na avaliação técnica da atividade realizada. E com os presentes, realizaram a avaliação da experiência, tomando-a como extremamente positiva para a reflexão sobre as inúmeras possibilidades de participação das pessoas com deficiência quando tem acesso a espaços inclusivos como demonstrou-se o teatro cego.
CONCLUSÕES:
O projeto da evidência à um tema necessário e pouco explorado, afirmando que pessoas com deficiências visuais também podem usufruir de peças teatrais e inúmeros outros entretenimentos, o que falta é a busca de adaptações para favorecer essas experiências inclusivas.