Iniciado o Desafio de Negócios Inovadores 2019

Teve início nesta quinta-feira, 26/09, no Auditório da Unipampa Campus Alegrete, a 7ª edição do Desafio de Negócios Inovadores, evento coordenado pelo Parque Científico e Tecnológico do Pampa – PampaTec, com apoio da Prefeitura de Alegrete, SEBRAE, Esco-GD Tecnologia em Energia, Instituto Federal Farroupilha, URCAMP, UNOPAR e Aprovação pré-vestibular.

Além disso, como reconhecimento ao seu importante papel no fomento ao empreendedorismo, este projeto foi selecionado no Edital do “Valor S”, processo criado pela cooperativa Sicredi Pampa Gaúcho para apoiar financeiramente entidades em prol do desenvolvimento da nossa região, em projetos nas áreas de Educação e Cultura; Empreendedorismo; Segurança e Saúde.

O evento contou a presença do diretor do campus Alegrete Unipampa, professor doutor Roberlaine Ribeiro Jorge e do prefeito Márcio Amaral.

Neste ano houve algumas inovações no formato do evento, que passou a contar com um filtro científico e tecnológico do SCIPROT – II Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica em Protótipos, tem como objetivo a demonstração de trabalhos acadêmicos na área tecnológica que validem questões importantes de pesquisa ou apresentem protótipos inovadores. Os protótipos selecionados no SCIPROT foram convidados a participar do Desafio 2019.

Foram realizadas  apresentações de 18 protótipos  nas áreas Engenharia de Software, Energias renováveis, Sustentabilidade, Gestão no Agronegócio e Indústria. Todos tiveram o tempo de 3 minutos (formado Elevator Pith) para expor seus projetos e responder as seguintes perguntas: Qual Problema o projeto resolve? Qual a inovação desse projeto? e Qual segmento de clientes? No total, contamos com a presença de mais de 100 pessoas.

VEJA TODAS AS FOTOS.

Conforme relata o Diretor do PampaTec, Vitor Almada “este evento tem como propósito ser um catalisador de novas ideias na área de tecnologia e inovação, buscamos transformar essas novas ideias em produtos que estejam no mercado solucionando problemas regionais no campo e na cidade, trazendo melhoria econômica, social e ambiental.”

Para o Coordenador da Incubadora Tecnológica, Emerson Rizzatti “O evento contribui para cumprir a missão do PampaTec de Desenvolver a região através do empreendedorismo de Base Tecnológica, atraindo novos negócios formados em sua maioria por alunos egressos dos cursos da UNIPAMPA, que surgem dentro da Incubadora Tecnológica do PampaTec e irão gerar inovação tecnológica, novos empregos e renda, contribuindo também para manter nossos melhores alunos trabalhando em Alegrete, gerando riqueza na economia local.”

As próximas datas do Desafio são:

03 de Outubro, Palestra sobre capital e investimento, com Aislan Menk – Aceleradora STARS (Sala 101 – Unipampa). => INSCRIÇÃO GRATUITA <=

09 de Outubro, Palestra sobre Diferenciação de mercado.

10 de Outubro, Mostra dos Protótipos, das 14h às 17h, na Agência Sicredi Centro – Neste dia TODOS os participantes poderão VOTAR nos protótipos.

17 de Outubro, Premiação e palestras sobre empreendedorismo (UNOPAR Alegrete).