Institucional | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 5

ATIVIDADES DO NÚCLEO PIBID CIÊNCIAS HUMANAS SÃO BORJA – JUNHO

Encontro com café literário

O grupo de bolsistas do Pibid de São Borja concluiu nesta segunda dia 3 de julho o projeto denominado café com leitura iniciado no mês anterior. O objetivo, segundo os organizadores bolsistas, foi incentivar o gosto pela leitura. Como sugestão, foi indicado e  disponibilizado aos alunos do ensino médio dois textos do autor Edgar Allan Poe, sendo o ‘ ‘O homem na multidão’ e ‘Gato preto’. Na avaliação do grupo, o trabalho  foi considerado positivo, pois,  além do incentivo à leitura, os temas foram debatidos  na perspectiva sociológica.

interação alunos / Pibid

 

ATIVIDADE COM A PARTICIPAÇÃO DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA/FÍSICA E MATEMÁTICA – FEIRA DAS PROFISSÕES

A curricularização da extensão tem se feito necessária em universidades federais ao redor do país e isso não é diferente na Unipampa. Em prol de colocar em prática essas ações, foi realizada no dia 23 de novembro a primeira Feira de Profissões do campus Bagé, que acolheu os estudantes das escolas de ensino fundamental e médio da cidade e região. 

O curso de Matemática- Licenciatura  esteve presente e os pibidianos desenvolveram atividades diferenciadas e curiosidades matemáticas,  durante os turnos da manhã e tarde, dividindo-se em equipes e garantindo a integração entre a Universidade e as escolas. O primeiro grupo realizou a aplicação da “Matemágica”¹, utilizando cartolas e apresentação característica de show de mágica. Sem dúvida a matemágica surpreendeu todos os que participaram, onde aqueles que conseguiam desvendar o segredo por trás do truque, ganhavam brindes trazidos ao campus pelos docentes e bolsistas do PIBID. 

O segundo grupo foi responsável pela confecção da “Trilha geométrica”², a qual os alunos das escolas recebidas competiam entre si com questões relacionadas à geometria plana. O engajamento da atividade foi tal que até mesmo discentes de outros cursos da Unipampa se interessaram e participaram também. Foi uma experiência muito especial tanto para os alunos recebidos como para os discentes do projeto, pois sendo a primeira ação presencial trouxe esse primeiro contato com alunos do ensino fundamental e médio. 

Outro ponto a ressaltar foi a divulgação feita, pois todos alunos que participaram receberam panfletos com informações sobre a Unipampa e o curso de matemática, efetivando a extensão e promovendo essa ligação com a comunidade. 

No geral, a feira de profissões foi benéfica para todos os envolvidos, pois promoveu um ambiente leve, com muitos sorrisos,  diversidade de atividades e principalmente muito aprendizado. 

 

¹ Conheça a matemágica: Matemágica | Matematicando.net.br

 

² Sobre a trilha geométrica: 

O USO DO JOGO TRILHA GEOMÉTRICA COMO MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

ATIVIDADES DO NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS – JUNHO/2023

      Os 16 integrantes do Núcleo passaram a trabalhar, em junho de 2023, no Projeto Integrador II – Estratégias de ensino sob perspectiva da Aprendizagem Significativa. E esse tema foi o principal arcabouço teórico-metodológico que o grupo estudou durante o mês de junho.

      Os encontros do grupo de discentes de iniciação à docência com os coordenadores de área e supervisores do Núcleo, foram marcados por seminários e debates envolvendo a teoria da Aprendizagem Significativa e a realidade das escolas.

      A partir de leituras reflexivas de estudos acadêmicos definidos como material de apoio para a apropriação da Teoria da Aprendizagem Significativa, o grupo construiu diversas reflexões sobre sua aplicação no contexto escolar. Também foram usados Mapas Conceituais como estratégia para avaliar a apropriação de conceitos por parte dos alunos da Educação Básica. As principais reflexões desses encontros foram abordagens acerca da qualificação dos processos de ensino-aprendizagem fundamentados na aprendizagem significativa.

      No dia 07 de junho, houve a apresentação do Seminário Integrador do Subprojeto Interdisciplinar Ciências e Matemática pelos discentes de iniciação à docência do Curso de Ciências Biológicas, do campus São Gabriel, com uma partilha de experiências positivas no ensino de ciências.

 

 

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa participam da comemoração dos 63 anos da escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca

No dia 02 de junho, os bolsistas do subprojeto de Língua Portuguesa (campus Bagé) participaram da comemoração do aniversário de 63 anos da escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca. Na oportunidade, os alunos, juntamente com os pibidianos, produziram cartazes com frases de efeito em homenagem à data.

 

   

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO EM ESCOLA CAMPO

     No dia 5 de junho, às 15h, reuniram-se na EEEF Joaquim Caetano da Silva a equipe diretiva, a supervisora do PIBID, professora Viviane Debom, e a coordenadora de área do PIBID Pedagogia , professora Patrícia Moura. Esta contextualizou a metodologia utilizada pelos bolsistas nas atividades em sala de aula, tendo como centro o trabalho com textos, sua leitura e produção. A diretora colocou à disposição os recursos disponíveis na escola e comentou sobre os resultados das avaliações externas e do levantamento feito com os professores sobre as principais dificuldades dos alunos. A reunião foi muito produtiva e foram traçados caminhos para a continuidade dos trabalhos.

 

PEDAGOGIA ARTICULA AÇÕES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

No dia 31 de maio, às 10h, reuniram-se na EMEF General Antonio de Sampaio a equipe diretiva da escola, a supervisora do PIBID, professora Dynara Silveira, a preceptora do RP, professora Betânia Vieira, a coordenadora de área do PIBID, professora Patrícia Moura, e a coordenadora do RP, Rachel Pereira, para tratar das ações desenvolvidas por pibidianos e residentes na escola.

A intenção era estabelecer uma dinâmica de funcionamento que favorecesse à docência das professoras titulares e as aprendizagens das crianças, sempre zelando pela formação inicial de nossos licenciandos. Assim, discutiu-se que o tempo de atuação na sala de aula deve ser produtivo e rico em experiências variadas de ensino e aprendizagem.

Grupo Escola CIEP – Aconteceu no dia 05 de março de 2023 a apresentação do grupo do PIBID Interdisciplinar – Física, Química e Matemática, da Unipampa Câmpus Bagé para a direção e o quadro docente da E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP

Na manhã do dia 05 de março de 2023 foi realizada a reunião de apresentação do grupo do PIBID Interdisciplinar – Física, Química e Matemática, da Unipampa Câmpus Bagé, com a direção e o quadro docente da E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP. Este encontro teve o intuito de apresentar o programa de iniciação à docência, seus integrantes e seus objetivos aos profissionais da escola. O grupo de alunos da Unipampa em conjunto com seu coordenador, Pedro Dorneles, expuserem a organização da principal atividade a ser realizada: a Feira de Ciências. Foram expostos sua justificativa, seu cronograma, oficinas a serem realizadas com alunos e professores, e demais atividades. A reunião foi encerrada com a aprovação das atividades por parte da equipe do CIEP, e com a perspectiva de um ótimo trabalho pela frente.

Grupo Escola CIEP – Integração entre os subprojetos PIBID e Residência Pedagógica da Licenciatura em Física da Unipampa

No dia 02 de dezembro de 2022, como uma atividade de integração entre os subprojetos PIBID e Residência Pedagógica da Licenciatura em Física da Unipampa, ocorreu a palestra intitulada “Análise das Hipóteses Científica: Um caminho para uma aproximação necessária entre Ciências e Filosofia”, ministrada pelo Prof. Leonardo Albuquerque Heidemann do Instituto de Física da UFRGS. Na oportunidade, foi discutida uma alternativa para a análise de textos históricos com fins didáticos para se explorar concomitantemente conteúdos de Física e aspectos epistêmicos e sociais da ciência pautada no conceito de hipótese científica.  Na proposta, uma hipótese é analisada em termos da sua natureza e do papel lógico na construção da ciência. Foram debatidas intersecções entre a análise de hipóteses e o ensino de Ciências, assim como foi apresentado um exemplo a partir do estudo da Equação do Calor em cursos de formação de professores com base na proposta exposta.

 

LEITURA LITERÁRIA DA PRÉ-ESCOLA AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

   O Subprojeto Alfabetização, desde o mês de março vem realizando práticas de leitura de obras da literatura infantil com crianças da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, incentivando o letramento literário em escolas públicas do município de Jaguarão. “De acordo com Cosson (2014), podemos entender o letramento literário como um tipo de letramento que, pela própria existência única do universo literário, deve ocorrer através do contato direto com o texto literário, visto que, diferentemente de outros tipos de letramento, a literatura além de estar imersa em práticas sociais permite a suspensão da realidade através da ficcionalidade”. (TRINDADE, 2023, p.37). Em maio estas práticas foram intensificadas com atividades decorrentes das leituras, que tiveram um caráter lúdico voltadas também à reflexão e à aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Na EMEF General Antônio de Sampaio esses momentos contaram com o recurso da lousa digital, o que facilitava a leitura do livro projetado de forma visível a todos. Na EEEF Joaquim Caetano da Silva, outros ambientes para leitura foram explorados.