ATIVIDADES DO NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS – JUNHO/2023

Os 16 integrantes do Núcleo passaram a trabalhar, em junho de 2023, no Projeto Integrador II – Estratégias de ensino sob perspectiva da Aprendizagem Significativa. E esse tema foi o principal arcabouço teórico-metodológico que o grupo estudou durante o mês de junho.

Os encontros do grupo de discentes de iniciação à docência com os coordenadores de área e supervisores do Núcleo, foram marcados por seminários e debates envolvendo a teoria da Aprendizagem Significativa e a realidade das escolas.

A partir de leituras reflexivas de estudos acadêmicos definidos como material de apoio para a apropriação da Teoria da Aprendizagem Significativa, o grupo construiu diversas reflexões sobre sua aplicação no contexto escolar. Também foram usados Mapas Conceituais como estratégia para avaliar a apropriação de conceitos por parte dos alunos da Educação Básica. As principais reflexões desses encontros foram abordagens acerca da qualificação dos processos de ensino-aprendizagem fundamentados na aprendizagem significativa.

No dia 07 de junho, houve a apresentação do Seminário Integrador do Subprojeto Interdisciplinar Ciências e Matemática pelos discentes de iniciação à docência do Curso de Ciências Biológicas, do campus São Gabriel, com uma partilha de experiências positivas no ensino de ciências.