Institucional | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 7

SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PROMOVE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O PLANEJAMENTO

    No dia 13 de abril de 2023, estiveram reunidos nas escolas Joaquim Caetano da Silva e General Antônio Sampaio os bolsistas de iniciação à docência, supervisoras e coordenadora de área, para analisar as produções escritas das crianças em situação de avaliação diagnóstica. Na escola Joaquim Caetano da Silva, a reunião ocorreu das 13h30 às 14h45. Na escola General Antônio Sampaio foi das 15h45 às 17h. O objetivo era identificar, com os grupos de cada escola, os níveis de aquisição da escrita das crianças da pré-escola ao 3º ano, e analisar as produções de texto das crianças do 4º e 5º anos. Foi possível perceber que muitas crianças que ingressaram neste ano no 1º ano do ensino fundamental apresentaram significativos avanços em sua escrita, durante o mês de março. Já algumas crianças do 3º, 4º e 5º anos apresentam certa defasagem na escrita, em virtude de estarem em ensino remoto no ciclo de alfabetização, em virtude da pandemia. Nas duas reuniões, a partir do diagnóstico realizado, foram indicadas pela coordenadora de área algumas estratégias de ensino, para favorecer o avanço da aprendizagem das crianças.

ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO ENTRE BOLSISTAS E CRIANÇAS DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO

 

    No mês de março, os bolsistas do Subprojeto Alfabetização planejaram e realizaram atividades de integração com crianças da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximá-los uns dos outros e se conhecerem melhor. O princípio que fundamentou o planejamento destas atividades foi a ludicidade, com o intuito de promover momentos de brincadeiras, prazerosos e dinâmicos. Também é importante destacar que foi a primeira atividade elaborada pelos próprios bolsistas e executada pelos mesmos, assumindo a regência de classe nesse momento. Tais atividadesproporcionaram muitos frutos, como a empatia das crianças e o estreitamento dos laços com os bolsistas.

Pibid Espanhol realiza visita guiada em exposição e também no acervo de espanhol da Biblioteca Municipal de Bagé

No dia 24 de abril de 2023 alguns pibidianos de Espanhol fizeram uma visita guiada na exposição de arte Retalhos de mim (Galeria de Arte Edmundo Rodrigues, Bagé/RS) da artista plástica Marcela Meirelles e também participaram da visita guiada pela biblioteca municipal de Bagé/RS para conhecimento do acervo em língua espanhola.

 

Pibid Ciências Exatas de Caçapava do Sul seleciona novos bolsistas

Estão abertas as inscrições até o dia 20/04 par a seleção de novos bolsistas de iniciação à docência  em  Caçapava  do  Sul.  É necessário  que  o candidato  esteja  devidamente   matriculado  no  Curso  de  Ciências   Exatas –  Licenciatura.  Há previsão de 8 (oito) novas cota de bolsas, além de 4 (quatro) bolsistas voluntários.

Maiores   informações  na Chamada interna nº 07/2023 para seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Unipampa/2022-2024.

Retomada das atividades na escola campo – EMEF Marcílio Dias

No dia 28 de março de 2023 as atividades na escola campo foram retomadas. A supervisora Thuanne Jahnke recepcionou as/os pibidianas/os em um encontro e apresentou a eles os documentos a serem estudados pelo grupo. O encontro teve duração de 3 horas e os documentos estudados foram o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico – PPP da escola. Foi acertada a realização de um encontro semanal com a supervisora na escola, para dar sequência nos estudos desses documentos e realizar outras atividades de cunho teórico.

Segunda turma do Pibid São Borja retoma atividades

bolsistas do Pibid – Escola Arneldo Matter São Borja Crédito: Kailane Druzian

Os alunos bolsistas do PIBID da escola Arneldo Matter de São Borja, retornaram às atividades no  dia 7 (sete) de março do corrente ano.  A turma, juntamente com a supervisora local,  deu continuidade aos trabalhos em curso, referente ao levantamento de dados do diagnóstico escolar e ao planejamento das ações para 2023.

 

Seminários sobre os Projetos Político-Pedagógicos das escolas-campo

 

 Nos dias 8 de fevereiro, 1 e 8 de março, os integrantes do Subprojeto Alfabetização realizaram um Seminário sobre os Projetos Político-Pedagógicos das escolas-campo. Durante os meses de dezembro/2022 e janeiro/2023 os bolsistas de iniciação à docência juntamente com suas supervisoras realizaram uma análise do PPP de cada escola-campo, baseados na obra de Ilma Passos Veiga de 2004: Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Procurou-se identificar nos documentos os princípios norteadores e os elementos básicos dos mesmos. No Seminário, que durou três dias, cada grupo apresentou suas análises, o que oportunizou debater sobre questões relativas à organização da escola e suas concepções.