SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PROMOVE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O PLANEJAMENTO

No dia 13 de abril de 2023, estiveram reunidos nas escolas Joaquim Caetano da Silva e General Antônio Sampaio os bolsistas de iniciação à docência, supervisoras e coordenadora de área, para analisar as produções escritas das crianças em situação de avaliação diagnóstica. Na escola Joaquim Caetano da Silva, a reunião ocorreu das 13h30 às 14h45. Na escola General Antônio Sampaio foi das 15h45 às 17h. O objetivo era identificar, com os grupos de cada escola, os níveis de aquisição da escrita das crianças da pré-escola ao 3º ano, e analisar as produções de texto das crianças do 4º e 5º anos. Foi possível perceber que muitas crianças que ingressaram neste ano no 1º ano do ensino fundamental apresentaram significativos avanços em sua escrita, durante o mês de março. Já algumas crianças do 3º, 4º e 5º anos apresentam certa defasagem na escrita, em virtude de estarem em ensino remoto no ciclo de alfabetização, em virtude da pandemia. Nas duas reuniões, a partir do diagnóstico realizado, foram indicadas pela coordenadora de área algumas estratégias de ensino, para favorecer o avanço da aprendizagem das crianças.