2012 | PIBID 2014

Subprojeto Ciências da Natureza

1 – Seminários de estudo e aporte teórico: Produção de sínteses, slides, discussões  e reflexões sobre os artigos científicos

Forum de discussões:   http://moodle.unipampa.edu.br/mod/forum/discuss.php?d=11247
2 – Atenção à meta 2 do subprojeto Ciências da Natureza: Conexão Universidade-Escola

Iniciando as aulas do ano letivo de 2012 no Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls – escola de aplicação do grupo PIBID Subprojeto Ciências da Natureza 2011, os bolsistas PIBID se organizaram em três subgrupos de trabalho, com um professor bolsista supervisor PIBID em  cada grupo, com vistas à desenvolver atividades em uma turma de primeiro ano do ensino básico nesta escola, nos componentes curriculares Biologia, Física e Química.

Neste contexto, segue descrito reflexões sobre algumas atividades desenvolvidas:

a) Planejamento didático de atividades de ensino nos componentes curriculares biologia, química e física no ensino básico

b) Reflexões sobre o estudo dos livros didáticos indicados para uso nos componentes curriculares biologia, química e física

c)  Reflexão e planejamento sobre a proposição e desenvolvimento de uma situação de ensino (terrário) enquanto recurso didático pedagógico às aulas de biologia, química e física, partindo dos pressupostos de construção de uma atividade que relacione teoria e prática, contemplando a perspectiva de um maior envolvimento dos alunos em um trabalho coletivo, com vistas a contextualização e a interdisciplinaridade do conhecimento sistematizado.
d) Produção de manual e minicurso aos alunos da educação básica sobre segurança no laboratório de química
e) Monitoria em atividades de ensino, como por exemplo, estudo e confecção de maquetes sobre diferentes energias e suas aplicações.

(VIDEOS) SONIAc

f)  Inserção do subprojeto Ciências da Natureza na comunidade através de ações educativas e sociais.

3 –  Participação dos bolsistas PIBID em eventos acadêmicos com atividades de ensino, pesquisa e extensão
3.1  Trabalhos apresentados no II Seminário Itinerante Redes – Pibid: O PIBID e a Pesquisa em Educação. Apresentação de pôsteres e discussões.

3.2 Resumos apresentados no II Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação e II Mostra Pedagógica de Trabalhos. Promovido pela Unipampa – Campus Uruguaiana, na cidade de Uruguaiana,RS, nos dias 29 e 30 de 2012. Apresentação oral.
Programa disponível em: https://sites.google.com/site/semcgsrernaeducacao/home

3.3 Resumo apresentado no II Seminário Internacional de Educação em Ciências – II SINTEC, realizado na cidade de Rio Grande, RS nos dias 15,16 e 17 de outubro de 2012. Título: Limitações do estudo da física tendo o terrário enquanto recurso didático-pedagógico. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências. Disponível em: «http://joaopiaget.files.wordpress.com/2012/10/resumos-expandidos-sintec-2-reduzido.pdf »

3.4 Resumo apresentado no IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, IV SIEPE ,  promovido pela Unipampa, realizado na cidade de Bagé,RS, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012.