Bolsistas de Ciências Humanas realizam estudo e encontros virtuais

As atividades do Núcleo de Ciências Humanas vinculado ao Subprojeto de História/Filosofia iniciaram em outubro com reuniões de planejamento e estudo via plataforma online. No dia 01/10/2020 aconteceu a primeira reunião entre todos os bolsistas (acadêmicos, supervisoras e coordenadores). Nesta reunião foi ressaltada a importância do Pibid para o processo de formação dos licenciandos e para a aproximação entre teoria e prática por meio da troca de saberes com os professores supervisores. A partir da reunião os bolsistas já iniciaram a leitura de textos sobre a realidade da educação. O primeiro texto foi retirado do livro: O que é uma escola justa, do autor François Dubet. O autor faz uma reflexão sobre a questão da justiça na educação frente a ideologia da meritocracia fortemente presente na história da educação republicana. No dia 08/10 foi realizado um novo encontro virtual entre todos com o objetivo de discutir o texto lido e refletir sobre a realidade escolar brasileira e local. O debate foi muito produtivo onde bolsistas, supervisoras e coordenadores trocaram ideias e aprofundaram as temáticas apresentados pelo autor. Depois do dia 08/10 os bolsistas também assistiram dois documentários que retratam a realidade da educação brasileira e contribuem para uma melhor compreensão do texto de Dubet. Os documentários foram: A Invenção da Infância e Pro Dia Nascer Feliz, ambos disponíveis no Youtube. No dia 15/10 toda a equipe do núcleo participou do evento de abertura oficial do Pibid e Residência Pedagógica da Unipampa, o I Webnário PIBID – Residência Pedagógica Unipampa: a formação de professores em tempos de esperançar. O evento foi importante para os bolsistas refletirem sobre a complexidade da profissão docente nos dias atuais. No dia 22/10/2020 houve um novo encontro entre a equipe do núcleo onde foram discutidos os dois documentários e sua relação com o texto de Dubet. Nos dias entre 26/10 e 05/11 os bolsistas tiveram atividades de estudo e encontros virtuais com suas supervisoras. Cada grupo de cada escola está conhecendo o perfil do aluno, a realidade da escola, a dinâmica e a rotina do trabalho docente. Esse estudo – da realidade da escola – está sendo feito por meio de diálogo com as supervisoras e estudo do Projeto Político Pedagógico.   Importante destacar que entre os encontros virtuais semanais, os bolsistas estão produzindo seus diários de campo onde cada um relata as atividades de estudo desenvolvidas bem como as reflexões feitas a partir do estudo e das discussões realizadas nas reuniões.

Referência bibliográfica

DUBET, F. O que é uma escola justa: a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008

Link dos documentários

A Invenção da Infância: https://www.youtube.com/watch?v=c0L82N1C7AQ