Coordenação Institucional realiza a 5ª Visita Virtual- Núcleo: Física e Química- Campus Bagé

No dia 07 de janeiro às 19 horas, a Coordenação Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a quinta visita virtual, desta vez foi ao grupo do núcleo de Física e Química- Campus Bagé.

Esse quinto encontro virtual via Google Meet, contou com a presença dos Coordenadores de Área do núcleo: Prof.ª Dr.ª Carla Judite Kipper, Prof. Dr. Douglas Mayer Bento, Prof. Dr. Edson Massayuki Kakuno e a Prof.ª Dr.ª Márcia Von Fruhauf Firme. Estavam presentes também a  professora supervisora Milena Severo da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira- Bagé/RS e a professora supervisora Gisele Machado Brites Rodrigues da Escola Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado- Bagé/RS. O núcleo possui o total de 19 bolsistas pibidianos, estando 16 presentes nesse dia:

• Arthur Machado Sousa;
  • Bruno Rodrigues Medeiros;
  • Gabriela Solari Maciel;
  • Jhúlia Rodrigues de Souza;
  • Larissa Gomes Abreu;
  • Mara Joceli Vasconcelos Pfeifer;
  • Naiana Ramires Meneses;
  • Ofélia Fontoura Maia;
  • Rael Schio;
  • Raiane de Andrade Chagas;
  • Raquel Trindade Rita;
  • Renardo Goulart Fernandes;
  • Rose Milene Garcia de Medeiros;
  • Taise Machado Carvalho;
  • Taina Azambuja Alves;
  • Thiago Soares Lopes.

No primeiro momento da reunião virtual os Coordenadores de Área, as supervisoras e os bolsistas se apresentaram destacando o curso ao qual curso pertencem (Física ou Química). Em seguida a Coordenadora Institucional realizou uma apresentação relatando a história de sua trajetória no PIBID e também destacando que o programa está distribuído entre as 16 licenciaturas de 8 campi.  Após a apresentação sobre o PIBID a Coordenadora Institucional: Ângela Maria Hartmann e a bolsista de gestão do PIBID, acadêmica Andreza Freitas Santos, apresentaram o Portal Institucional, local este destinado as publicações(posts envolvendo notícias, produções e apresentação) de cada núcleo ou subprojeto.

Durante a reunião a Coordenadora de Área prof.ª Dr.ª  Márcia Von Fruhauf Firme mostrou as produções que os discentes bolsistas vêm fazendo no núcleo, dentre elas foram destacadas as produções de Portfólios em que os bolsistas realizam as descrições das atividades desenvolvidas pelo grupo do núcleo. Os portfólios apresentam as seguintes ações que foram desenvolvidas durante o período de 2020 (outubro, novembro e dezembro):

• Histórias de sala de aula;
  • Conversas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Construção de uma planilha relacionando o que tem em comum entre a BNCC e as escolas;
  • Momentos de diálogos sobre os desafios do Ensino Remoto;
  • Participações em defesas de TCCs e elaboração de uma escrita reflexiva sobre a temática;
  • Discussões de artigos científicos;
  • Estudo sobre Mapas Conceituais, Mentais e recursos do Classroom;
  • Atividade de encerramento utilizando o Mentimeter em que o grupo construiu um mural online de palavras que desejam para este ano de 2021.

No momento final da reunião virtual os Coordenadores de Área apresentaram o Cronograma de atividades e as reuniões previstas para este primeiro mês de janeiro (2021), em que prevê:

• Organização e atualização dos Portfólios individuais;
  • Elaboração de escritas sobre um professor ou uma aula inesquecível;
  • Momentos de diálogos reflexivos entre o grupo sobre as produções textuais;
  • Leitura e escrita de unidades de significado sobre as avaliações da Educação Básica;
  • Pesquisas e elaboração de recurso didático;
  • Produção de escritas sobre a avaliação da escola campo, a partir dos dados analisados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -IDEB  e o que tem que mostrar sobre Ciências da Natureza.

Para ter acesso a gravação  ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir ➡https://drive.google.com/file/d/1YVzRkaYJhO6DECnvMCXmDzw6dxtfO0PJ/view?usp=sharing