No dia 13 de janeiro às 16 horas, segunda semana do início do ano de 2021, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a sexta visita virtual conforme os agendamentos estabelecidos durante a Reunião entre Coordenação Institucional e Coordenação de Área. Essa sexta visita virtual aconteceu ao grupo do subprojeto de Alfabetização- Campus Jaguarão.
Essa sexta visita virtual via Google Meet, contou com a presença de uma dos quatro Coordenadores de Área que compõem o subprojeto: Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura. Estavam presentes também as três professoras supervisoras de cada escola participante do subprojeto:
-
Professora Dynara Martinez Silveira – Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antônio Sampaio;
-
Professora Lucimara Chaves Pintos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliane;
-
Professora Marlete Nunes Gomes Beiró – Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.
O subprojeto de Alfabetização possui 25 pibidianos bolsistas, estando presentes no dia do encontro virtual 24:
- Aline Gonçalves da Silva;
- Andressa Pereira Machado;
- Crisciane Silva Fernandes;
- Cristian Silva Cardozo Azevedo;
- Daiane Crizel da Costa;
- Diego James Almeida;
- Eduarda Silva Machado;
- Elisa Soares Pereira;
- Fernanda Lemos Fattah;
- Gabrieli Vieira Pinto;
- Jaqueline da Silva e Silva;
- Juliara Rodrigues Silveira;
- Kelen Campos Benito;
- Kellen Beatriz Cardoso Botelho;
- Lara Rodrigues Moreira;
- Lina Camacho Porciuncula;
- Louise Fonseca Parcianello;
- Lucas Santos de Jesus;
- Maria Alice Nunes Afonso;
- Maria da Graça Duarte Mendes;
- Natasha Rodrigues Fernandes;
- Thayná Candido Gomes;
- Vitória Alexia Teixeira da Cunha;
- Yara dos Santos Souza.
O primeiro momento da visita virtual iniciou com o Clube da Leitura, em que uma das bolsistas (pibidiana) realizou a leitura de um poema e após foram trazidas algumas reflexões sobre ele. Em seguida a Coordenadora Institucional, Prof. ª Dr.ª Ângela Maria Hartmann realizou uma apresentação geral sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, trazendo como destaque alguns pontos como: distribuição do programa entre as 16 licenciaturas de 8 campi, apresentação da Portaria Nº 259, de 17 de dezembro de 2019, Portal Institucional e a importância do PIBID para a formação docente dos futuros professores que integram as licenciaturas.
Durante a reunião os bolsistas (pibidianos) apresentaram as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Alfabetização, descrições das reuniões semanais, bem como também as participações em eventos e palestras virtuais.
Atividades em que o grupo vêm realizando e participando:
- Reuniões Semanais;
- I WEBNÁRIO PIBID- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- UNIPAMPA;
- Palestra intitulada: “Apontamentos sobre a Educação Inclusiva”- Palestrante: Prof. Dr. Everton Fêrrêr Oliveira;
- Estudo sobre a concepção de alfabetizar letrando (alfabetização e letramento);
- Participações como ouvintes durante o 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) 2020;
- Produções textuais de registros descritivos das ações em diários;
- Oficina sobre Contação de Histórias- Responsável: Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Aranda;
- Apresentação dos Dados Educacionais pelas representantes das Secretarias de Arroio Grande e Jaguarão;
- Estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre o Plano Nacional de Alfabetização (PNA);
- Criação do projeto: Clube da Leitura;
- Palestra intitulada: “Educação em Tempos de Pandemia”- Palestrante: Prof.ª Dr.ª Juliana Brandão Machado;
- Estudo sobre o Projeto Político Pedagógico das Escolas que fazem parte do subprojeto.
Os bolsistas trouxeram como destaque em um slide durante as suas falas na apresentação fotos com palavras do que significa o Programa Institucional de Bols de Iniciação à Docência -PIBID para eles, dentre as palavras descritas estavam: Aprendizagem, Didática, Possibilidades, Construção, Esperança, Perseverança, Experiência.
No momento final da reunião a Coordenadora de Área, Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura apresentou o cronograma das próximas atividades que o grupo irá desenvolver durante os meses de janeiro e fevereiro, em que prevê:
- Estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular;
- Planejamento semanal de atividades de alfabetização a partir do Curso: Tempo de Aprender (construção de um banco de atividades na plataforma do Moodle);
- Estudo do Projeto Projeto Político Pedagógico das escolas- campo nas reuniões com a supervisão e seminário integrador (reunião geral) com apresentação;
- Continuidade com o Clube da Leitura;
- Formação pessoal, palestra intitulada: Educação das Relações Étnico-Raciais- Responsável: Prof.ª Simone Alves;
- Discussões reflexivas sobre as metas 5 e 9 do Plano Nacional de Educação;
- Análise e Influência das atividades motoras e artísticas no desenvolvimento da linguagem oral e na reflexão sobre a escrita, desde a primeira infância nas reuniões gerais;
- Estudo dos documentos orientadores municipais construídos a partir da BNCC;
- Seleção de artigos sobre a contribuição das ciências cognitivas para a alfabetização, categorização dos mesmos e organização de um cronograma pessoal de leitura;
- Oficina para planejamento pautado nas competências e habilidades da BNCC e suas relações com os objetos de conhecimento voltados para a alfabetização, literacia e numeracia.
Para ter acesso a gravação ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1VPPFmBhuc8-7paEv_zIDGf8qO8CVqQqo/view usp=sharing.