Coordenação Institucional realiza a 6ª Visita Virtual- Subprojeto: Alfabetização- Campus Jaguarão

No dia 13 de janeiro às 16 horas, segunda semana do início do ano de 2021, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a sexta visita virtual conforme os agendamentos estabelecidos durante a Reunião entre Coordenação Institucional e Coordenação de Área. Essa sexta visita virtual aconteceu ao grupo do subprojeto de Alfabetização- Campus Jaguarão.

Essa sexta visita virtual via Google Meet, contou com a presença de uma dos  quatro Coordenadores de Área que compõem o subprojeto: Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura. Estavam presentes também as três professoras supervisoras de cada escola participante do subprojeto:

• Professora Dynara Martinez Silveira – Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antônio Sampaio;

• Professora Lucimara Chaves Pintos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliane;

• Professora Marlete Nunes Gomes Beiró – Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

O subprojeto de Alfabetização possui 25 pibidianos bolsistas, estando presentes no dia do encontro virtual 24:

• Aline Gonçalves da Silva;
  • Thayná Candido Gomes;
  • Vitória Alexia Teixeira da Cunha;
  • Yara dos Santos Souza.

O primeiro momento da visita virtual iniciou com o Clube da Leitura, em que uma das bolsistas (pibidiana) realizou a leitura de um poema e após foram trazidas algumas reflexões sobre ele. Em seguida a Coordenadora Institucional, Prof. ª Dr.ª Ângela Maria Hartmann realizou uma apresentação geral sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, trazendo como destaque alguns pontos como: distribuição do programa entre as 16 licenciaturas de 8 campi, apresentação da Portaria Nº 259, de 17 de dezembro de 2019, Portal Institucional e a importância do PIBID para a formação docente dos futuros professores que integram as licenciaturas.

Durante a reunião os bolsistas (pibidianos) apresentaram as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Alfabetização, descrições das reuniões semanais, bem como também as participações em eventos e palestras virtuais.

Atividades em que o grupo vêm realizando e participando:

• Reuniões Semanais;
  • I WEBNÁRIO PIBID- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- UNIPAMPA;
  • Palestra intitulada: “Apontamentos sobre a Educação Inclusiva”- Palestrante: Prof. Dr. Everton Fêrrêr Oliveira;
  • Estudo sobre a concepção de alfabetizar letrando (alfabetização e letramento);
  • Participações como ouvintes durante o 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) 2020;
  • Produções textuais de registros descritivos das ações em diários;
  • Oficina sobre Contação de Histórias-  Responsável: Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Aranda;
  • Apresentação dos Dados Educacionais pelas representantes das Secretarias de Arroio Grande e Jaguarão;
  • Estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre o Plano Nacional de Alfabetização (PNA);
  • Criação do projeto: Clube da Leitura;
  • Palestra intitulada: “Educação em Tempos de Pandemia”- Palestrante: Prof.ª Dr.ª Juliana Brandão Machado;
  • Estudo sobre o Projeto Político Pedagógico das Escolas que fazem parte do subprojeto.

Os bolsistas trouxeram como destaque em um slide durante as suas falas na apresentação fotos com palavras do que significa o Programa Institucional de Bols de Iniciação à Docência -PIBID para eles, dentre as palavras descritas estavam: Aprendizagem, Didática, Possibilidades, Construção, Esperança, Perseverança, Experiência.

No momento final da reunião a Coordenadora de Área, Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura apresentou o cronograma das próximas atividades que o grupo irá desenvolver durante os meses de janeiro e fevereiro, em que prevê:

• Estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular;
  • Planejamento semanal de atividades de alfabetização a partir do Curso: Tempo de Aprender (construção de um banco de atividades na plataforma do Moodle);
  • Estudo do Projeto Projeto Político Pedagógico das escolas- campo nas reuniões com a supervisão e seminário integrador (reunião geral) com apresentação;
  • Continuidade com o Clube da Leitura;
  • Formação pessoal, palestra intitulada: Educação das Relações Étnico-Raciais- Responsável: Prof.ª Simone Alves;
  • Discussões reflexivas sobre as metas 5 e 9 do Plano Nacional de Educação;
  • Análise e Influência das atividades motoras e artísticas no desenvolvimento da linguagem oral e na reflexão sobre a escrita, desde a primeira infância nas reuniões gerais;
  • Estudo dos documentos orientadores municipais construídos a partir da BNCC;
  • Seleção de artigos sobre a contribuição das ciências cognitivas para a alfabetização, categorização dos mesmos e organização de um cronograma pessoal de leitura;
  • Oficina para planejamento pautado nas competências e habilidades da BNCC e suas relações com os objetos de conhecimento voltados para a alfabetização, literacia e numeracia.

Para ter acesso a gravação  ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1VPPFmBhuc8-7paEv_zIDGf8qO8CVqQqo/view usp=sharing.