Coordenação Institucional realiza a 7ª Visita Virtual- Núcleo: História- Campus Jaguarão

No dia 18 de janeiro às 17 horas, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a sétima visita virtual, sendo essa ao grupo do núcleo do PIBID de História- Campus Jaguarão.

Essa sétima visita virtual via Google Meet, contou com a presença de um dos dois Coordenadores de Área que compõem o núcleo: Prof.ª Dr.ª Giane Vargas Escobar. Estava presente também a professora supervisora do grupo: Márcia Chaves Rodrigues do Instituto Estadual de Educação Espírito Santo localizada em Jaguarão/ RS. Nesse dia da visita virtual estavam presentes os seguintes discentes (pibidianos) integrantes do grupo:

• Andressa Luiza Ferreira Costa Alves;
  • Ariane de Sá de Andrade Cruz;
  • Barbara de Oliveira Fernandes;
  • Eduarda Fernandes Jaime Leão;
  • Elieu Marques Lucas;
  • Gabriela Almeida Abreu;
  • Guilherme de Araújo Pereira;
  • Otávio Knorr Ferreira;
  • Samuel Carvalho de Lima.

A visita virtual iniciou com a apresentação dos membros do núcleo, começando pela professora Coordenadora de Área do grupo: Giane Vargas Escobar, da professora supervisora: Márcia Chaves Rodrigues e em seguida cada bolsista integrante do grupo também se apresentou relatando as expectativas com relação a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID.

Após as apresentações pessoais de cada membro do núcleo, a Coordenadora Institucional do PIBID: Ângela Maria Hartmann realizou uma apresentação geral do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, destacando: a distribuição do programa institucional nas 16 licenciaturas de 8 campi, a Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019, o Portal Institucional e a importância do PIBID para a formação docente dos futuros professores que integram as licenciaturas da Unipampa. Em seguida após a apresentação da Coordenadora Institucional, a Coordenadora de Área, professora Giane Vargas Escobar destacou a sua satisfação e alegria em fazer parte do grupo como coordenadora de Área do PIBID.

Durante a reunião dois bolsistas membros do grupo apresentaram o que o núcleo vêm realizando até o momento  e a  professora coordenadora de Área destacou que estão dando ênfase para o estudo das questões étnico raciais. Os bolsistas apresentaram um slide coletivo que montaram, no qual relataram ações que foram realizadas a cada encontro desde o inicio do PIBID, em  outubro (2020) até o momento.

Ações que o grupo vêm realizando e/ou participando:

• Encontros virtuais via Google Meet;
  • Registros das ações realizadas em Diários de Campo;
  • Participação no I Webnário PIBID- Residência Pedagógica-Unipampa;
  • Realização de leituras: obra da autora bell hooks- Ensinando a Transgredir- A Educação como Prática da Liberdade;
  • Estudo sobre a criação de uma Logomarca para o PIBID 2020/2022 (núcleo de História);
  • Planejamento da divulgação nas redes sociais das ações do núcleo de História;
  • Momentos de debates, reflexões e relatos de experiências em relação a obra de bell hooks;
  • Participação do grupo no evento online intitulado: XI COPENE – Congresso Brasileiro de Pesquisadores Indígenas Negros(as)- 2020;
  • Participação do evento online intitulado: XII Semana da Consciência Negra- Unipampa- Campus Jaguarão- 2020.
  • Participação do grupo no evento online intitulado: 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão- SIEPE- nos dias 24 a 26 de novembro de 2020 e análise de trabalhos que abordaram sobre as relações étnico raciais;
  • Atividades na Plataforma Moodle;
  • Estudo e reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular- BNCC;
  • Estudo sobre a Gestão Escolar;
  • Apresentação para o grupo do projeto intitulado: “Exposição Itinerante- Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto” para os bolsistas do núcleo de História (ouvintes);
  • Participação no evento online intitulado: Encontro- Grupo de Estudos do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros BR/UY- Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Giane Vargas.
  • Leitura e estudo sobre a BNCC e a Matriz de Referência no Ensino Híbrido (comparação e apontamentos das duas leituras referentes ao Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O grupo de bolsistas também apresentou na reunião virtual, o planejamento da próxima  atividade em que o núcleo irá desenvolver durante os próximos meses, em que prevê:

• Identificar onde e como as temáticas relacionadas a Educação para as Relações Étnico -Raciais e racismo, o ensino de História e a cultura afro-brasileira, bem como o patrimônio se relacionam com as habilidades da BNCC e com a Matriz do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o encerramento final os membros do núcleo de História- Campus Jaguarão, finalizaram o seu encontro virtual neste dia com a seguinte frase reflexiva da autora Paulina Chiziane:  “Contar uma história significa levar as mentes no voo da imaginação e trazê-las de volta ao mundo da reflexão. ” Neste sentido os bolsistas destacaram que a frase os permite refletir a definição do PIBID-2020/2022.

Para ter acesso a gravação  ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1p4S-8bf5zCRzhaA6DaoRNSYS3cQVKjWT/view?usp=sharing.