Coordenação Institucional realiza a 8ª Visita Virtual- Núcleo: Biologia/Ciências- Campus São Gabriel

No dia 20 de janeiro às 19 horas, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a oitava visita virtual. Nesse dia a visita aconteceu ao núcleo de Biologia e Ciências- Campus São Gabriel.

A oitava visita virtual via Google Meet, contou com a presença do Coordenador de Área do núcleo: Prof. Dr. Ângelo Alberto Schneider, das duas professoras supervisoras: Berenice Soares Bueno Jardim (Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha- São Gabriel/RS) e Mayra da Silva Cutruneo Ceschini (Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart- São Gabriel/RS). Também estavam presentes os seguintes bolsistas (pibidianos):

• Ana Flavia Zorzi;
  • Antônio Henrique Rabelo dos Santos;
  • Bruna Machado Castro;
  • Bruna Marques Pinheiro;
  • Bruno Santiago Strieder;
  • Danilo Oliveira Rosa;
  • Eduarda Spencer Alves Moreira;
  • Edjane Almeida do Nascimento;
  • Gabriela Rodrigues Noal;
  • Guilherme Tavares Lemes;
  • Larissa Rodrigues Pereira;
  • Lauren Caroline Mendonça Pinto;
  • Luan Lopes Marques;
  • Lucas da Silva Leivas;
  • Pablo Echeverria Macedo;
  • Stephani Gonçalves Fagundes.

A visita virtual da Coordenação Institucional ao núcleo iniciou com a apresentação dos membros que compõem o grupo: Coordenador de Área, supervisoras e  bolsistas. Após as apresentações pessoais, a Coordenadora Institucional: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Hartmann realizou uma apresentação sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, destacando: a distribuição do programa nas 16 licenciaturas de 8 campi, a quantidade de bolsistas (Pibidianos, professores supervisores e professores coordenadores de área) com bolsas e sem bolsas que fazem parte dessa edição do PIBID, abordagem sobre a Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019 , sobre o site do Portal Institucional e sobre a relevância da importância do PIBID para a formação dos futuros professores.

Durante a reunião da visita virtual, o professor Coordenador de Área do núcleo apresentou as atividades que o grupo do núcleo vêm desenvolvendo e/ou participando, dentre elas foram relatadas as seguintes:

• Reuniões virtuais;
  • Participação: I Webnário PIBID- Residência Pedagógica-Unipampa;
  • Ações de divulgação do Programa Institucional (mídias sociais);
  • Estudo dos Projeto Político Pedagógico das escolas;
  • Estudos e encontros separados por subgrupos (escolas);
  • Participação: IV Seminário de Inovação Pedagógica (reflexões envolvendo diagnóstico da realidade das escolas);
  •  Estudo sobre a preparação de material e portfólios;
  • Atividades de leitura e escrita;
  • Estudos individualizados em subgrupos.

A visita virtual realizada ao grupo do núcleo de Biologia e Ciências de São Gabriel, foi encerrada com esclarecimentos de dúvidas gerais dos integrantes do núcleo (coordenador de área, supervisoras e bolsistas). No momento final a professora supervisora Berenice Soares Bueno Jardim trouxe alguns apontamentos importantes sobre a Base Nacional Comum Curricular.