Coordenação Institucional realiza a 9ª Visita Virtual- Núcleo: Biologia e Ciências- Campus Uruguaiana

No dia 21 de janeiro às 19 horas, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a nona visita virtual conforme os  agendamentos previstos na Reunião que aconteceu no mês de dezembro entre Coordenação Institucional e Coordenação de Área. Nesse dia a visita aconteceu ao núcleo de Biologia e Ciências- Campus Uruguaiana.

A nona visita virtual via Google  Meet, contou com a presença do Coordenador de Área do núcleo: Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, das duas professoras supervisoras: Cristiane Costa Gobbi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco – Uruguaiana/RS) e Cristiane Barbosa Soares (Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins- Uruguaiana/ RS). Estavam presentes também os seguintes bolsistas (pibidianos):

• Alba Dyana Nunes da Silva;
  • Bruno de Alencastro Louzada;
  • Bruno Flores Mouchet;
  • Camila Machado Fernandes;
  • Carlos Henrique Silveira Vercosa;
  • Fernando Ícaro Jorge;
  • Joandra Nunes Machado;
  • Maria Eduarda Sampaio da Silva;
  • Maria Eduarda Tavares Cordeiro;
  • Maria Eugênia Garcia Fagundes Cesar;
  • Matheus Gabina Madrid;
  • Oscar Vitor dos Santos Borba;
  • Paula Andrieli Rieta Quintana;
  • Rafaela Carolina Soares Beck;
  • Simone Moreira dos Santos;
  • Thais Menezes de Oliveira;
  • Yasmim Miranda de Palma.

A visita virtual ao núcleo Biologia e Ciências iniciou com a apresentação pessoal dos membros que fazem parte do grupo: Coordenador de Área,  professoras supervisoras das escolas e dos bolsistas (pibidianos). Após finalizarem as apresentações pessoais a Coordenadora Institucional: Ângela Maria Hartmann realizou uma apresentação sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, em destacou: uma explicação  abordando a distribuição do programa nas 16 licenciaturas de 8 campi, a quantidade de bolsistas (Coordenadores(as) de Área, Supervisores(as) e Bolsistas Pibidianos) que integram o programa com bolsas e sem bolsas (dessa edição do PIBID), apresentação da Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019 e do site do Portal do PIBID. Ao finalizar a apresentação sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência( PIBID) a Coordenadora destacou o quanto o PIBID contribui de forma significativa para a formação docente dos futuros professores.

Durante a reunião virtual, as duas professoras supervisoras do núcleo relataram as atividades que o grupo vêm desenvolvendo e/ou participando, dentre elas foram destacadas as seguintes ações:

• Reuniões Virtuais por subgrupo- Semanalmente;
  • Reuniões Virtuais de todo o grupo- Mensalmente;
  • Estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas;
  • Estudo sobre a construção de Portfólios reflexivos;
  • Estudo e leitura de artigos;
  • Participação: I Webnário PIBID- Residência Pedagógica-Unipampa;
  • Participação: Seminário de Inovação Pedagógica;
  •  Participação em Reuniões Pedagógicas das Escolas;
  • Estudo de Sequências Didáticas.

Na reunião virtual as supervisores destacaram que têm como próxima proposta de estudo com relação as atividades do grupo, a participação do núcleo em uma oficina didática que abordará sobre: Gamificação. Para finalizar o Coordenadora de Área  e as supervisoras destacaram ainda em suas falas sobre a importância de se pensar na reflexão de cada ação, pois o ano de 2020 e ainda 2021 como todos sabemos foi um ano atípico que fez com que os profissionais da educação repensassem de forma reflexiva sobre as suas práticas educacionais.

Para ter acesso a gravação  ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir ➡: https://drive.google.com/file/d/1eTn34pP7gbTHm1bWA5hGkoD9fpoww-rP/view?usp=sharing.