Reuniões de Estudos do Núcleo de Matemática/Bagé

Visando conhecer melhor as regulamentações institucionais da escola, foi solicitado aos pibidianos que fizessem a leitura dos documentos que norteiam as diretrizes administrativas e educacionais, para posteriormente elaborar um diagnóstico didático-pedagógico do IFSul Campus Bagé. Sendo uma escola pertencente à rede federal de educação profissional, é importante conhecer as especificidades de uma instituição de ensino multicampus, vinculada à uma reitoria e outras unidades em diferentes municípios do estado. Além disso, as diferentes áreas de formação técnica e superior apresentam diferentes organizações curriculares, nos quais a distribuição das aulas de matemática/estatística é bem diversificada.

Breve síntese dos documentos institucionais:

Discutindo a avaliação no ensino remoto

Nos últimos meses, os bolsistas ID de matemática vivenciaram dois contextos de ensino remoto: um de forma mais ativa, na condição de estudantes das disciplinas da Unipampa, e outro no papel de observadores, acompanhando as práticas escolares no IFSul. Após o encerramento dos períodos letivos de ambas as instituições, organizamos um momento de reflexão e compartilhamento de percepções com relação às estratégias avaliativas realizadas nos dois ambientes. Foi uma conversa bastante produtiva, na qual foram analisados os pontos positivos e negativos sob o ponto de vista dos licenciandos em matemática do Campus Bagé Unipampa. Foram incluídos os dados coletados em um questionário enviado aos discentes do curso, vinculado a um projeto de pesquisa com a participação de alguns bolsistas do PIBID.