Coordenação Institucional realiza a 14ª Visita Virtual- Núcleo: Matemática- Campus Bagé

No dia 29 de janeiro às 14 horas, a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a décima quarta visita virtual. Após ter visitado pelo período da manhã o núcleo: Matemática- Campus Itaqui, a Coordenação Institucional visitou também virtualmente o núcleo: Matemática- Campus Bagé.

A décima quarta visita virtual contou com a presença das duas Coordenadoras de Área: Prof.ª Dr.ª  Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais e Prof.ª Dr.ª Patrícia Pujol Carpes e do professor supervisor: Professor Thiago Troina Melendez (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense/ RS). Estavam também presentes os seguintes bolsistas (pibidianos):

• Andrieli Lopes Machado;
  • Etelviane Pereira Souza do Prado;
  • Kerolyn Avila Polvora Soares;
  • Leonardo Marques Guimarães;
  • Marciele Machado da Silva;
  • Maria Eduarda Machado Lopes;
  • Willian Peres de Oliveira.

A reunião virtual via Google Meet, iniciou com a apresentação das Coordenadoras de Área, do supervisor e dos bolsistas. Em seguida logo após as apresentações pessoais, a Coordenadora Institucional: Ângela Maria Hartmann realizou uma apresentação sobre Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na qual destacou: a distribuição do PIBID entre as 16 licenciaturas de 8 campi, a quantidade de bolsistas integrantes com bolsas e sem bolsas (dentre eles: Coordenadores de Área, Supervisores e Bolsistas-Pibidianos). A Coordenadora Institucional explicou também sobre a  Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019 (que que dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID ) e o site do Portal Institucional.

Durante a reunião virtual, as Coordenadoras de Área apresentaram as ações que o núcleo vêm desenvolvendo e/ou participando, são elas:

• Ambiente virtual utilizado pelo grupo: Classroom;
  • Leitura e produção textual;
  • Reuniões virtuais via Google Meet;
  • Estudo do Projeto Institucional e da Portaria nº 259- PIBID e Residência Pedagógica;
  • Participação: I Webnário PIBID- Residência Pedagógica-Unipampa;
  • Participação e produção de trabalhos pelo grupo no evento online intitulado: 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão- SIEPE- nos dias 24 a 26 de novembro de 2020;
  • Produção de Portfólios;
  • Estudo das formas de avaliações.

Para o encerramento final as Coordenadoras de Área, destacaram que o grupo têm como próximo planejamento de Estudo: a Base Nacional Comum Curricular, organização de planos de aula, elaboração de oficinas e também estudos sobre o contexto educacional do Município e o contexto da Escola- Campo.