Coordenação Institucional realiza a 13ª Visita Virtual- Núcleo: Matemática- Campus Itaqui

No dia 29 de janeiro às 8 horas e 30 minutos a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, realizou a décima terceira visita virtual. Nesse dia a visita via Google Meet, aconteceu ao núcleo: Matemática- Campus Itaqui.

A décima terceira visita virtual, contou com a presença dos dois Coordenadores de Área: Prof.ª Dr.ª Deise Pedroso Maggio e Prof. Dr. Willian Damin, dos dois supervisores: professora Fernanda Pereira Ávila (Escola Estadual de Ensino Fundamental Aureliano Barbosa- Itaqui/RS) e do professor José Darci Benites Goulart (Escola Municipal de Ensino Fundamental Ranulfo Lacroix- Itaqui/RS). Estavam presente também, os seguintes bolsistas (pibidianos):

• Anderson Braga Lopes;
  • Clarisse Martins Lima;
  • Lara Soares Toja;
  • Luís Gabriel Campodonico Lopez;
  • Marcely Dorneles de Medeiros;
  • Maria Eduarda Berro Sabin dos Santos;
  • Naithane da Rosa Ramos;
  • Rudi Arthur Muniewey;
  • Wetzel Trindade Algayer.

O encontro virtual ao núcleo iniciou com a apresentação dos Coordenadores de Área, dos supervisores e dos bolsistas (pibidianos). Após as apresentações iniciais de cada integrante do grupo, a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, realizou uma apresentação em que explicou sobre: a distribuição do PIBID entre as 16 licenciaturas de 8 campi, a quantidade de bolsistas que fazem parte dessa edição do programa (Coordenadores(as) de Área, Supervisores(as) e Bolsistas Pibidianos). Também foi apresentada ao grupo a Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019 (que regulamenta as ações do PIBID e do Residência Pedagógica) e o site do Portal Institucional do PIBID.

Os Coordenadores de Área juntamente dos supervisores e dos bolsistas apresentaram as ações que o grupo vêm desenvolvendo, bem como também as ações previstas para este ano de 2021.

Atividades em que o grupo participou e/ou vêm realizando e participando:

• Reuniões virtuais via Google Meet;
  • Discussões sobre a contextualização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência;
  • Apresentação do Subprojeto Matemática e do Cronograma de Atividades e Ações do Núcleo Matemática Itaqui;
  • Estudo do Projeto Político Pedagógico das Escolas;
  • Leituras e produções textuais;
  • Análise e mapeamento de artigos;
  • Sistematização e discussão das ações desenvolvidas;
  • Apresentação e discussão acerca da área de Educação Matemática como Científico e Profissional;
  • Apresentação e discussão acerca dos Projetos Pedagógicos das escola-campo;
  • Participação como cursistas do Curso online: A Matemática na BNCC.
  • Elaboração de narrativas de Aprendizagem via Plataforma Moodle;
  • Participação no I Webnário- PIBID e Residência Pedagógica;
  • Participação no 12º SIEPE/UNIPAMPA- Ouvintes.

A visita virtual ao núcleo: Matemática- Campus Itaqui, foi encerrada com comentários reflexivos do núcleo (Coordenadores de Área, Supervisores e Bolsistas) acerca das atribuições e contribuições que trouxeram as pesquisas e as atividades que o grupo desenvolveu até o momento. O núcleo destacou que realizaram pesquisas e análise de artigos publicados (2019)  em  periódicos  da  Capes relacionados a tecnologia  no  Ensino  da  Matemática  nos  anos finais  do  Ensino  Fundamental e que ambas agregaram um olhar significativo da importância de utilizar recursos tecnológicos com  o papel  de  potencializar  as  aulas.

Para ter acesso a gravação  ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir ➡: https://drive.google.com/file/d/1sDvTKPqtFt2VDcyQHqPoBt25uUmodaNw/view?usp=sharing.