Coordenação Institucional realiza a 15ª Visita Virtual- Subprojeto: Ciências Humanas- Campus São Borja

No dia 04 de fevereiro às 16 horas a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a décima quinta visita virtual da sequência de encontros agendados previamente com os Coordenadores de Área de cada núcleo ou subprojeto. A décima quinta visita virtual via Google Meet aconteceu ao subprojeto de Ciências Humanas- Campus São Borja.

A décima quinta visita virtual, contou com a presença dos dois Coordenadores de Área do Subprojeto: Prof.ª Dr.ª Yáscara Michele Neves Koga e Prof. Dr. Evandro Ricardo Guindani (Colaborador) e das três professoras supervisoras:  Maíra Lago Fontoura (Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário – São Borja/RS), Milviane Holz Minuzzi (Instituto Estadual de Educação Arneldo Matter – São Borja/ RS) e Elohá Lopes (Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo – São Borja/ RS). Estavam presentes também os seguintes bolsistas (pibidianos):

• André Iser Siqueira;
  • Ângelo Vinicius da Rosa Alves;
  • Bruna Manri Naoe;
  • Camila Duarte Balestra;
  • Camila Nunes Gonçalves;
  • Cristófer Escobar Ferreira;
  • Denize Santos Molinos;
  • Esther dos Santos Bandeira;
  • Gabriel Carvalho Cardoso;
  • Karine Machado Fagundes;
  • Kassyla Beatriz Silveira D Àvila;
  • Leila Ribas Liscano;
  • Marcos Ayres da Cruz;
  • Simone Carvalho Teixeira;
  • Victória Dornelles Godinho;
  • Yohannes Kathriel Hoffmann Oliveira.

O encontro virtual ao subprojeto iniciou com a apresentação pessoal dos membros integrantes do grupo: Coordenadores de Área, supervisoras e dos bolsistas (pibidianos) em que cada um relatou brevemente a sua experiência no PIBID bem como as contribuições que o programa oportuniza para a formação docente dos futuros professores. Após a fala dos membros integrantes do grupo, a Coordenadora Institucional: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Hartmann, realizou uma apresentação sobre o PIBID, na qual destacou: a distribuição do PIBID entre as 16 licenciaturas de 8 campi, a quantidade de bolsistas que fazem parte dessa edição do programa (Coordenadores(as) de Área, Supervisores(as) e Bolsistas Pibidianos). E também foi apresentada ao grupo a Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019 (que regulamenta as ações do PIBID e do Residência Pedagógica) e o site do Portal Institucional do PIBID (local de armazenamento das notícias e das produções dos projetos institucionais do PIBID).

Durante o encontro virtual um bolsista de cada escola na qual realizam atividades com as supervisoras relatou as ações que foram e vêm sendo desenvolvidas, na qual destacaram as seguintes:

• Reflexões e debates sobre filmes;
  • Reuniões virtuais;
  • Estudo da Matriz Curricular do Rio Grande do Sul;
  • Estudo da Matriz para o Ensino Híbrido;
  • Estudo da Base Nacional Comum Curricular- BNCC;
  • Leitura  de artigos e produções textuais;
  • Estudo sobre os Projetos Políticos Pedagógicos- PPP;
  • Registros de atividades em Diário de Bordo.

Os integrantes do grupo do subprojeto finalizaram o encontro destacando que as discussões e os estudos envolvendo leituras, debates sobre filmes e textos vêm contribuindo de forma significativa para formação.

Para ter acesso a gravação  ? do encontro da visita virtual clique no link a seguir ➡: https://drive.google.com/file/d/1QNX74IKmJ4SSBC_AV_cEkkvvSUVNTmAO/view?usp=sharing.