Pibidianos realizam roda de conversa sobre dicas de estudos

O núcleo de Ciências Biológicas do campus São Gabriel realizou durante a semana de acolhimento discente 2020/02 um encontro virtual com os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura para discutir sobre as diferentes formas de estudos praticadas pelos discentes.

No dia 3 de fevereiro de 2021 as alunas Gabriela Noal e Stephani Fagundes, ambas membros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID realizaram uma apresentação pensada e desenvolvida para a semana do acolhimento dos ingressantes. A apresentação foi desenvolvida pelas alunas com base em contribuições em um documento compartilhado com os demais colegas do PIBID, onde, poderiam dar dicas de estudo, sites de pesquisa, links de plataformas digitais usadas em aula, vídeos, etc.

A apresentação foi dirigida pelas colegas por meio de uma video chamada utilizando o google meet, o link foi disponibilizado pela professora Mayra Cutruneo Ceschini, responsável pelo grupo e contou com a participação dos colegas e também dos novos ingressantes do curso de ciências biológicas. A atividade foi muito significativa, pudemos trocar experiências e contribuir para que esses alunos estejam melhor preparados para o início das atividades acadêmicas, período esse que gera confusão e insegurança por parte desses alunos.

O encontro foi tão bacana que rendeu um convite da professora Drª Elena Mello para realizar “As Dicas” com os acadêmicos do 2º Semestre do Curso de Ciências da Natureza, do Campus Uruguaiana. A atividade se realizou na noite do dia 25 de fevereiro com uma excelente receptividade e momentos de troca sensacionais.

Pibidianos Gabriel Sobral e Luan Marques

A universidade podia ser um ambiente desconhecido por muitos dos ingressantes, sentimento esse que tomou muita influência até mesmo nos estudos dos veteranos. Lembrando do forte movimento de trabalhos no Moodle (plataforma digital da UNIPAMPA) foi elaborado, pelo colega também membro do PIBID, Antônio Henrique Rabelo, um tutorial de acesso.”

– Venha, vou te mostrar o moodle!