Princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) para compreensão do Sistema de Avaliação das escolas no Brasil

Ao longo do mês de fevereiro (encontro de 04/02, 10/02, 17/02 e 24/02/2021) foi trabalhado os “Princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) para compreensão do Sistema de Avaliação das escolas no Brasil”, tendo como base os textos: (a) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcao IDEB.pdf. Acesso em 06 de janeiro de 2021. (b) Metodologia utilizada para o estabelecimento das metas intermediárias para a trajetória do Ideb no Brasil, Estados, Municípios e Escolas. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_quede_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n2_metas_intermediarias_IDEB.pdf. Acesso em 06 de janeiro de 2021. e (c) Nota metodológica sobre a compatibilização de desempenhos do PISA com a escala do SAEB. Disponível em:  https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n3_compatibilizacao_PISA_SAEB.pdf. Acesso em 06 de janeiro de 2021.

Os resultados do IDEB foram contrapostos ao longo das discussões pelos relatos das professoras supervisoras relatando suas experiências. Discutiu-se as taxas de reprovação dos alunos do Ensino Básico, as taxas de abandono, principalmente neste período de pandemia e como o novo BNCC (2018) poderia impactar nestes índices.