Oficina do Subprojeto Alfabetização na Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia

No último dia 16 de dezembro, às 20h20min, as bolsistas de iniciação à docência Aline Silva, Kellen Botelho e Thayná Gomes, acompanhadas da supervisora Dynara Silveira, realizaram a oficina “O Alfaletrar a partir de jogos pedagógicos”, na VIII Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. O objetivo da oficina era apresentar o conceito recente do alfaletrar, de Magda Soares, e demonstrar algumas possibilidades didáticas de viabilização deste conceito na prática, por meio de produções midiáticas. Assim, foram apresentados alguns exemplos de aplicativos e programas para a elaboração de jogos e atividades. As bolsistas também relataram como foi o uso deste material com as escolas-campo, como relatou Aline Silva: “Olhando para o cenário do ensino remoto em meio a pandemia, embora a realidade dos alunos que frequentam a rede municipal de ensino, em sua maioria seja muito precária e muitas vezes não tenham acesso a celulares, computadores e internet de qualidade para que eles consigam utilizar com frequência as mídias de forma educativa, quando isso se faz possível, os jogos tem sim um retorno muito positivo, até mesmo por ser uma maneira bem mais dinâmica para desenvolver as atividades e com infinitas opções de formatos que conseguem alcançar todos os tipos de conteúdos para todas as idades e necessidades. No caso do subprojeto nós conseguimos, a partir de qualquer tema, como lista de compras, contações de histórias, meio ambiente, corpo humano e muitas outras opções, montar jogos que vão auxiliar no letramento dos alunos e isso pode ser feito com todas as turmas e matérias. Vivemos em constante transformação e assim como os jogos interativos, os recursos tecnológicos em geral, como ferramentas de ensino, são práticas que vem se tornando indispensáveis pelo próprio contexto de evolução e adaptação que estamos vivendo. Assim, é importante que sejam incluídas na formação dos docentes práticas utilizando os recursos tecnológicos como ferramentas de ensino. No entanto, é necessário que estas ações sejam planejadas de forma adequada, para que possam atender às novas demandas e que os docentes, assim como os discentes, tenham as ferramentas necessárias para esta implementação”.