PROCADI participa de seminário de LIBRAS: abordando à interculturalidade na perspectiva da comunidade surda

No dia 24 de abril, no campus Itaqui, os professores surdos de Libras da Unipampa, organizam um evento para apoiar e dialogar a respeito da Lei de Libras (Lei nº 10.436/2002). O evento intitulado “Seminário de LIBRAS: abordando à interculturalidade na perspectiva da comunidade surda”, teve por objetivo, segundo relata a Prof. Dra. Keli Krause, “Comemorar os 22 anos da lei de Libras, que é de suma importância para difundir a LIBRAS e estimular a comunidade surda a conhecer e utilizá-la. Participaram do evento a comunidade acadêmica da UNIPAMPA e comunidade externa das cidades de Itaqui, São Borja e Uruguaiana.

Participaram da solenidade de abertura do evento o diretor do campus, José Carlos Severo Corrêa, a Pró-reitora de Comunidade e Diversidade e Inclusão (PROCADI), professora Dra. Claudete da Silva Lima Martins, a Chefe da Divisão de Educação Inclusiva e Inclusiva da PROCADI (DEIA), Dra. Pedagogia Gilvane Belém Correa, a Assessora de Educação de Surdos da PROCADI, professora Dra. Keli Krause (campus São Borja), a professora Ma. Marceli Romeu (campus Jaguarão), professora Ma. Cássia  Virgínio da Silva  (campus Caçapava do Sul), professor Esp. Willian Brum  (campus São Borja) e professora Ma. Ana Paula Gomes Lara  (Campus Alegrete). O protocolo de cerimonial foi realizado pelo discente João Vitor de Borba (campus Itaqui).

A Pró-reitora da PROCADI/UNIPAMPA, Prof. Dra. Claudete Martins destacou que: “No dia 24/04/2024, a Lei 10.436/2002, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão em nosso país, completou 20 anos. Neste sentido, termos um evento como o “Seminário de LIBRAS: abordando à interculturalidade na perspectiva da comunidade surda”, realizado na UNIPAMPA, câmpus Itaqui, é de extrema importância, pois esse tempo-espaço formativo, oportunizou diálogo, visibilidade, divulgação e valorização da Libras como Língua, reconhecendo sua importância tanto para a comunidade surda, quanto e, principalmente, para a sociedade como um todo”.

Foto: Divulgação Unipampa

Seminário contou com Palestra “LIBRAS: Fenômenos Educacionais e Socioculturais”, ministrada pela Prof.ª Dra. Keli Krause de campus São Borja, que tem experiência na área de Política cultural da comunidade surda e Educação dos Surdos. Mesa redonda com representantes dos campus Uruguaiana e São Borja, para relatar acontecimentos relacionados ao uso da LIBRAS no cotidiano e sobre temas como: a comunidade surda, atividades com LIBRAS dentro das escolas, ambientes de trabalho e lugares públicos das cidades. Painel: O Caminho Educacional para Surdos, com a profª Drª Mariana Campos da DIPEBS (Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos), tendo como público alvo os profissionais da Educação para Surdos que atuam em escolas municipais e estaduais. E, painel final, “Os Movimentos Surdos nas cidades” com a profª Ma. Marceli Romeu do campus Jaguarão e o profª Esp. Willian Brum do campus São Borja, tendo como público alvo a comunidade surda parai esclarecer e dialogar sobre a importância da a implantação da Associação de Surdos nas cidades. Durante o evento atuaram como TILS, os intérpretes de LIBRAS da reitoria (PROCADI), Dioni Anderson dos Santos e Lucas Avila.

A coordenadora do seminário, professora Ma. Ana Cláudia Fagundes Antunes agradeceu os professores surdos de 5 câmpus Unipampa (São Borja, Alegrete, Dom Pedrito, Caçapava do Sul e Jaguarão), o apoio dos TILS, o apoio da Pró-reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão – PROCADI, e dos dos discentes do curso Ciência e Tecnologia de Alimentos campus Itaqui, que ajudaram a organizar o primeiro seminário na cidade Itaqui/RS. Os participantes consideraram que o Seminário foi um grande sucesso tanto pelos temas discutidos quanto pelos palestrantes que participaram do evento.