A vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Francéli Brizolla, e a pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete Martins, participaram, em janeiro, de reunião com a coordenadora-geral de Educação Escolar Indígena na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), Rosilene Cataá Tuxá.
As gestoras da Unipampa apresentaram a estrutura da nova Pró-Reitoria e sua interface direta com a Secadi, no âmbito das políticas desenvolvidas por aquela Secretaria. Durante a reunião, manifestou-se o interesse da Unipampa, por meio da Procadi, em parcerias com a Secadi para realização de formação continuada de educadores/as na área da Educação Escolar Indígena, com participação em editais e chamadas do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) e da ação Saberes Indígenas na Escola, voltada à região de abrangência da Unipampa. Por meio deste programa, instituições públicas federais e estaduais de educação superior podem apresentar ao Ministério da Educação propostas de cursos de formação específicos para professores indígenas.
Na oportunidade, também se discutiu a necessidade de uma parceria para orientação das ações da Universidade quanto ao acolhimento, providências para permanência de estudantes indígenas matriculados/as na Universidade. “No momento, temos 200 indígenas estudando nos mais diversos cursos de graduação da Unipampa, entre eles na Administração, na Agronomia, no Direito, na Educação Física, na Educação do Campo, na Enfermagem, na Fisioterapia, na Medicina, na Medicina Veterinária, na Tecnologia em Agronegócio, e nove indígenas nos cursos de pós-graduação”, afirma a vice-reitora, Francéli Brizolla.