Em volta de uma mesa retangular, sentados, estão os servidores da Prograd e as Coordenadoras dos Programas institucionais

PROGRAD E OS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

No dia 27/11, a equipe da Prograd e as coordenadoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) reuniram-se para o planejamento e avaliação desses programas, que são vinculados à Pró-reitoria de Graduação.

Entre os temas discutidos na reunião, destacam-se o plano de aplicação e o estabelecimento de fluxos para a execução dos recursos orçamentários dos programas.

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Os programas devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Da esquerda para a direita: Micaela Larroque (Chefe da Divisão de Documentação Acadêmica), Bruno Martinato (Coordenador de Processos Acadêmicos), Claudete Martins (Coordenadora do Residência Pedagógica), Patrícia Moura (Coordenadora do PIBID), Amélia de Bastos (Pró-Reitora Adjunta de Graduação) e Cássia Marques (Chefe da Divisão de Registros Acadêmicos)