Apresentação do Relatório Técnico de Acessibilidade Web do site da Prograd

No dia 13 de dezembro de 2018, a servidora Daniele dos Anjos Schmitz apresentou o relatório técnico de acessibilidade web do site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), desenvolvido por ela e pela professora Amanda Meincke Melo, do Campus Alegrete. Participaram da reunião servidores da Prograd e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

A Prograd, atenta à legislação e preocupada com as questões relacionadas à inclusão, solicitou o relatório para identificar os principais problemas de acessibilidade e propor soluções, de modo a torná-lo acessível a um maior número de usuários, incluindo pessoas com deficiência, conforme determina o Art. 63 do Estatuto da Pessoa com Deficiência:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente. (BRASIL, 2015)

Conforme reportado no relatório, com a facilidade de atualização de conteúdos em sites institucionais por usuários leigos nos padrões web e recomendações de acessibilidade e de usabilidade, faz-se necessário criar estratégias para que essa atualização ocorra com respeito a critérios básicos de acessibilidade e de usabilidade.

Entre os principais problemas identificados estão: a ausência de texto alternativo em algumas imagens, títulos e subtítulos sem marcação de níveis de cabeçalho, ao utilizar a tecla TAB o foco dado aos links é inadequado, falta de identificação de links externos ou de links para documentos, entre outros. Como proposta de solução definiram-se responsáveis pela atualização adequada dos conteúdos do site.

A partir do diagnóstico realizado, recomendam-se como prosseguimento a este trabalho:

  1. o redesign do site da Prograd, levando-se em conta os resultados apresentados no relatório;
  2. a organização de diretrizes para a atualização dos conteúdos do site da Prograd;
  3. a orientação dos servidores responsáveis pela manutenção do conteúdo do site da Prograd, que pode ser realizada por meio de proposição de ação de capacitação vinculada ao Nudepe;
  4. o compartilhamento dos resultados dessa experiência com outras pró-reitorias e setores da Universidade, como forma de fomentar boas práticas para a manutenção da acessibilidade em sites públicos.
Servidores da Prograd e da DTIC em reunião para apresentação do Relatório Técnico de Acessibilidade Web do site da Prograd
Pedagoga Daniele dos Anjos Schmitz e Professora Amanda Meincke Melo

 

Referências:

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm 

 

Fontes de pesquisa:

 

Para mais informações entre em contato pelos e-mails:

  • danieleschmitz@unipampa.edu.br
  • amanda.melo@unipampa.edu.br
  • prograd@unipampa.edu.br